Acessibilidade
Apoie FUTUROS

MOVE_MT: empreendedores fazem intercâmbio no Lab Oi Futuro

30/08/2022

MOVE_MT: empreendedores fazem intercâmbio no Lab Oi Futuro

O Oi Futuro preparou uma semana de muita troca e aprendizado para receber os participantes selecionados pelo MOVE_MT na última etapa do edital: um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. Treze empreendedores matogrossenses e representantes da secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), parceira do Oi Futuro no MOVE_MT, estão participando do encontro, que inclui palestras com profissionais do mercado e visita a diferentes empreendimentos e organizações da Economia Criativa carioca.

“O conceito de aprendizagem contínua atravessa todas as nossas iniciativas e continuamente oferecemos oportunidades de formação para nossos diversos públicos. Investimos também na aceleração de empreendedores de impacto social, principalmente com foco na economia criativa
e digital. E é por isso que embarcamos, junto com a Secel, no MOVE_MT!”, afirmou Carla Uller, gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação , na abertura do intercâmbio.

Em 2021, em sua primeira etapa, o MOVE_MT promoveu workshops de pré-aceleração para 243 empreendedores matogrossenses. Desses, 30 negócios foram selecionados para o ciclo de aceleração de seis meses. A programação foi totalmente virtual até essa semana quando os empreendedores enfim puderam se encontrar presencialmente no Rio.

“A nossa parceria foi muito além do institucional. Foi uma parceria de pessoas que acreditam na Economia Criativa, em negócios sociais e culturais. Hoje temos 30 iniciativas no Mato Grosso altamente preparadas para entrar no mercado nacional, que se desenvolveram em seis meses de forma inacreditável graças a esse trabalho em conjunto com o Oi Futuro”, contou Keiko Okamura, Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel-MT.

No primeiro dia de intercâmbio, os empreendedores participaram de uma palestra com a empresária e escritora Monique Evelle,  que compõe o Conselho do Pacto Global da ONU e está nas listas mais relevantes do mundo, como Forbes Brazil’s Under 30, Top Voice Linkedin e 50 Profissionais Mais Criativos do Brasil da revista Wired. No painel “Aprendizados e Oportunidades no Vale do Silêncio”, Evelle compartilhou um pouco de sua trajetória, que começou aos 16 anos quando criou o “Desabafo Social”, um laboratório de tecnologias sociais aplicadas à geração de renda, comunicação e educação.

“Quando você tem 16 anos você quer mudar o mundo. E eu queria isso. Sou empreendedora social e estou nesse caminho há 11 anos. Hoje consigo pagar as minhas contas e retribuir dividindo a minha experiência nessa caminhada e investindo em empreendedores como vocês”, disse Evelle.

Na programação do intercâmbio estão visitas ao Circo Voador, Copa Studio, Horta Urbana de Madureira, Toca do Bandido, Instituto Afro Latinas, além de ateliês de artistas locais, para que os visitantes possam ver in loco e conversar com quem empreende na Economia Criativa do Rio.

“Nós sentimos uma mudança enorme depois de participar do projeto de aceleração MOVE_MT, porque antes não fazíamos a menor ideia do caminho a percorrer no complexo mundo da economia Criativa, de você viver de arte e se desenvolver. Com a aceleração, tivemos uma visão muito mais ampla do que estávamos fazendo e de que caminho seguir”, explicou Lucas Oliveira, cofundador da SUMAC Records, um dos cinco vencedores do pitch do MOVE_MT para receber incentivo financeiro para o seu empreendimento.

Além da SUMAC, estão participando do intercâmbio no Lab Oi Futuro ArtGi Empreendimento Sustentável, Encontrei La Brechó, MT Queer, Potências Negras Criativas, Delícias da Rozi, Cadju Filmes, Estúdio Kyvaverá e Ponto Agroecológico Dente de Leão.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade