O que é o Cultura Circular?
O objetivo do edital Cultura Circular é incentivar criações artísticas que discutam e reflitam possíveis caminhos sobre as questões climáticas e impulsionar ações e práticas sustentáveis na produção dos eventos. Cada festival contemplado pelo edital recebe o patrocínio de R$ 100 mil para trabalhar em dois eixos principais:
1 – adoção de melhores práticas socioambientais nas diferentes etapas de operação do festival;
2 – realização de residência com artista britânico de sua escolha que resulte em trabalho inédito, a ser apresentado durante o festival. As propostas de trabalho artístico resultantes desta cooperação devem refletir uma das seguintes áreas temáticas:
-
– MUDANÇAS CLIMÁTICAS E BIODIVERSIDADE: combate às mudanças climáticas e defesa da biodiversidade;
-
– CULTURA SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA: desenvolvimento sustentável e de impacto social;
-
– ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: relação entre natureza e arte a partir de experiências multiplataformas e pesquisas sobre bioacústica, arquitetura sonora, territorialidade, tecnologias sociais e ancestrais, inteligência artificial, nft, dentre outros.
Festivais de todo o Brasil e de todas as linguagens e expressões artísticas estiveram aptos a se inscrever. Além do patrocínio, os festivais selecionados pelo Cultura Circular recebem também formação e mentoria para estruturar e aplicar práticas operacionais sustentáveis na operação de seus eventos e farão parte de uma rede internacional festivais culturais com uma abordagem sustentável. Clique nos botões abaixo e acesse o regulamento do edital e o FAQ.