Contato

Nossas áreas de atuação

Na Educação, o Oi Futuro investe em novas formas de aprender e ensinar com o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o programa oferece ensino médio integrado e já formou mais de 2,6 mil jovens desde 2006. Os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais no mercado de inovação e tecnologia. Nas escolas do programa, educadores e estudantes elaboram e testam novas metodologias e práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas com outras escolas da rede pública e outros contextos educacionais.

Na Cultura, o Instituto é um catalisador criativo, impulsionando pessoas através das artes, estimulando a cocriação e promovendo o acesso à cultura na era digital. O Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a produção de vanguarda e a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. Também realiza o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. O Instituto também conta com o Museu das Telecomunicações, pioneiro no uso da interatividade no Brasil, e o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical. Também no Rio, o Oi Futuro mantém o Oi Kabum!LAB, escola de arte e tecnologia onde está abrigado o Lab.IU, Laboratório de Intervenção Urbana que forma todos os anos jovens para o mercado do audiovisual.

Na Inovação Social, o Oi Futuro lançou em 2017 o Labora, laboratório de soluções singulares e de impacto para as cidades e a gestão cultural. O Labora é um ambiente de conexão, aprendizagem e criação para organizações e empreendedores comprometidos com a transformação de impacto, e oferece programas de incubação e aceleração para projetos e negócios de impacto social.

No Esporte apoiamos iniciativas que promovem a atividade física como um direito e bem cultural que atuam com sinergia entre inovação social e esporte para construir novas realidades sociais. Desde 2007, apoiamos projetos esportivos e paradesportivos com foco na população infanto-juvenil, incentivando a inclusão, a diversidade, a acessibilidade para transformação social.

Missão

O Oi Futuro promove ações de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte para melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade. O Instituto impulsiona iniciativas colaborativas e inovadoras, fomenta experimentações e estimula conexões que potencializam o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Visão

O Oi Futuro atua como um laboratório remix de iniciativas inovadoras que envolvem expressões artísticas, educacionais, sociais e esportivas para sociedade e como uma rede de inovação que catalisa a transformação de uma sociedade protagonista e fazedora, materializando o propósito da Oi.

Valores

Inovação em primeiro lugar: apostamos no novo e no não nomeado como motores de transformação da sociedade, em todas as nossas áreas de atuação

Parcerias sustentáveis: buscamos parceiros que nos ajudem a fortalecer o ecossistema da inovação com ética e integridade

Valorização da diversidade: defendemos a diversidade como forma de produzir projetos sociais e artísticos mais democráticos e plurais

Compromisso com a inclusão: investimos na inclusão para a construção de uma sociedade em que todos possam exprimir seu máximo potencial

Nossos números

O impacto gerado pelas ações do Oi Futuro transforma a sociedade. Confira alguns indicadores consolidados que evidenciam resultados de nossa atuação:

  • 700.000

    pessoas impactadas por ano pelo Edital de Cultura 2018

  • 100.000

    pessoas beneficiadas pelos projetos sociais

  • 2.200

    alunos formados no NAVE desde 2006

  • 22.000

    pessoas beneficiadas pelos projetos esportivos

  • 139.000

    peças no Museu das Telecomunicações

  • 30.000

    pessoas atendidas por ano pelo Programa Educativo

  • 2.500

    projetos culturais apoiados desde 2004

  • 100.000

    visitantes por ano centro cultural

LINHA DO TEMPO

O Oi Futuro surgiu com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano, com projetos nas área de Educação, Cultura, Sustentabilidade e Esporte, em todo o território nacional.

O Instituto tem uma história construída por fatos e acontecimentos marcantes. Confira a seguir a nossa linha do tempo desde o surgimento do Oi Futuro até sua consolidação como o Instituto de inovação e criatividade de uma das maiores empresas de telecomunicações do Brasil, a Oi.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede! Receba informações sobre editais, cursos e programação

#JuntosTransformamos