NAVE reformula o currículo para formar profissionais Full Stack
27/06/2024
Um déficit de aproximadamente meio milhão de profissionais na área de Tecnologia da Informação no Brasil até o ano de 2025. Esta é a estimativa de um levantamento de 2023 realizado pela Google for Startups com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) que o programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) pretende ajudar a mitigar já a partir deste ano com uma reformulação curricular do curso de Programação de Jogos Digitais voltada para a formação de profissionais Full Stack em suas escolas.
Fundado há 18 anos, o NAVE é resultado da parceria entre o instituto Oi Futuro e as secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. O projeto educacional de Ensino Médio integrado ao profissional, com formações voltadas às áreas de economia criativa e tecnologia, é implementado na Escola Estadual José Leite Lopes, o NAVE Rio, e na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, o NAVE Recife, unindo o conceito de escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais nas áreas de Multimídia e Programação de Jogos Digitais.
“Esta reestruturação curricular comprova como o NAVE está atento às transformações do mercado profissional e suas oportunidades. Ao abraçar os pilares da inovação pedagógica, tecnológica e da integração com o mercado de trabalho como elementos intrínsecos e interdependentes, a formação Full Stack almeja não apenas formar profissionais capacitados para atender às demandas da indústria, mas também apoiar o desenvolvimento de indivíduos responsáveis, criativos e capazes de liderar a próxima geração de inovações no campo da TI”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.
Novas abordagens de conteúdo
Em sinergia com as demandas do mercado e buscando antecipar o desenvolvimento de habilidades relevantes para o sucesso de seus alunos, a reformulação curricular realizada pelo NAVE visa à formação de um dos perfis de profissionais de maior relevância no mercado, chamado de Full Stack. O termo se refere ao programador que é capacitado para desenvolver os mais diversos softwares e aplicações, atuando tanto no “front-end” – interface com a qual o usuário diretamente interage – quanto no “back-end” – que consiste na infraestrutura que possibilita a operação de um sistema.
Com uma carga horária de 480 horas de aulas ao longo de três anos, a nova grade curricular de formação técnica em Programação de Jogos Digitais do NAVE apresenta uma abordagem inovadora que combina três pilares essenciais: inovação pedagógica, inovação tecnológica e aproximação com o mercado de trabalho. A primeira destaca-se pela aplicação de metodologias educacionais centradas no aluno, estimulando a participação ativa, o aprendizado prático e a resolução de problemas reais. Ela busca não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também desenvolver habilidades socioemocionais, preparando os alunos para os desafios dinâmicos do setor de tecnologia.
No pilar de inovação tecnológica, o conteúdo adota uma postura proativa em relação às últimas tendências e ferramentas do universo Full Stack. Os participantes têm acesso a ambientes de desenvolvimento modernos, frameworks e linguagens de programação relevantes, promovendo uma imersão eficaz nas tecnologias mais demandadas pelo mercado. Já o terceiro e último pilar, de aproximação com o mercado de trabalho, contempla parcerias estratégicas com empresas e aulas com professores que possuem experiências no setor de tecnologia, proporcionando oportunidades como bootcamps, hackathons, mentorias e projetos práticos orientados por profissionais com longeva atuação na área.
O objetivo é que, ao término do curso, os alunos formados estejam capacitados para desempenhar competências altamente requisitadas pelas principais empresas da atualidade, como: desenvolver sistemas front-end, back-end e mobile baseados na resolução de problemas reais; administrar bancos de dados para garantir a integridade e validade das informações; atuar em projetos multidisciplinares, em times diversos e orientados a colaboração, e ser resiliente frente aos desafios inerentes ao dia de trabalho.
A elaboração da nova proposta curricular partiu de um benchmarking composto em duas etapas: a aplicação de uma pesquisa de mercado (survey) com oito empresas e representantes do setor de TI, com envio de formulário de pesquisa sobre três temas a colaboradores com perfil Full Stack: Perfil de Contratação, Tecnologias e Linguagens, e Competências e Habilidades; e um benchmarking (desk research) de modelos, diretrizes e currículos para educação tecnológica com instituições nacionais e internacionais, como dos cursos Técnico/a de Informática – Sistemas, do Instituto Tecnológico e Profissional da Figueira da Foz – INTEP, de Portugal, e do Advanced Placement (AP) Computer Science, da Fountain Valley High School, na Califórnia, Estados Unidos.
Sobre o NAVE
Em um mundo que vive disrupções intensas trazidas pelas tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender são essenciais. É com essa visão que o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa desenvolvido pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Referência nacional no uso pedagógico de novas tecnologias, o Programa NAVE está se unindo a novos parceiros para formar a Aliança NAVE: uma rede de impacto na Educação do país capaz de inspirar políticas públicas que consolidem a democratização de um ensino de qualidade no Brasil.