Balanço Social 2024: Oi Futuro amplia impacto social com parcerias
28/05/2025

É preciso sonharmos juntos para libertarmos o futuro. Está no ar o Balanço Social de 2024 do Oi Futuro: clique aqui para baixar na íntegra.
O Balanço Social é um retrato anual de tudo o que realizamos. Ele apresenta nossas áreas de atuação, programas e projetos e – sobretudo – a visão que guia o Instituto para os anos que virão. Em 2024, reforçamos a estratégia iniciada em 2022 de formar parcerias com instituições públicas, privadas e organizações do terceiro setor. Essas alianças vêm gerando soluções criativas para desafios sociais, ampliando o alcance de cada ação e mobilizando diferentes atores em torno de agendas comuns.
As parcerias permitiram grandes resultados nas três áreas de atuação do instituto: cultura, educação e inovação social. Entre os destaques estão:
– O novo plano museológico do Musehum foi apresentado ao público em dezembro do ano passado, trazendo como eixo fundamental para os próximos anos da curadoria do museu a reflexão sobre a cidadania digital em seus diferentes aspectos.
– Nas galerias do Futuros – Arte e Tecnologia as sete exposições e os 13 espetáculos teatrais apresentados trabalharam temas fundamentais do nosso tema, como a emergência climática, diversidade, inclusão, identidade e território.
– A colaboração de novos parceiros permitiu ainda avanços significativos na área de Educação – com a reformulação do currículo do NAVE e a ampliação de seu alcance por meio da plataforma Órbita e do lançamento do projeto NAVE em Órbita
– A ampliação do programa MOVE_MT, no Mato Grosso, e o fortalecimento do Impulso, no Rio de Janeiro, iniciativas que apoiam empreendedores da Economia Criativa.
O futuro é um lugar a ser ocupado, primeiramente, pelo pensamento e pela imaginação. Em 2024, seguimos em transformação. Aprendemos com as mudanças, abrimos novos caminhos e reforçamos nosso compromisso com o impacto social. O desafio de atuar institucionalmente em três áreas — Cultura, Educação e Inovação Social — se revelou a maior fortaleza deste instituto: a transversalidade e a complementariedade dos programas nos permitem desenvolver uma abordagem ampla da Economia Criativa. Cada programa impulsiona o outro, e o esforço conjunto amplia nossa capacidade de contribuir para o desenvolvimento e a inovação do setor. Nesse sentido, foi fundamental fortalecer e ampliar parcerias estratégicas.

“Os resultados são fruto de redes de confiança, escuta ativa e cocriação constante. Neste Balanço Social 2024, celebramos um modo de existir baseado em colaboração. Que essa trajetória nos impulsione a voos ainda mais altos em 2025. O Oi Futuro seguirá inovando, incluindo e conectando pessoas para construirmos juntos um país de futuros”, diz Sara Crosman, presidente do Oi Futuro.
Acesse o Balanço Social 2024 completo e conheça os projetos, números e histórias dessa jornada de mais de duas décadas de desenvolvimento sustentável por meio da criatividade, da tecnologia e da colaboração.