Desafio Rota do Samba: edital para fortalecer turismo é lançado na Feira das Yabás
15/07/2024
Deu muito samba! Ao som do tradicional ritmo carioca na Feira das Yabás, em Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, foi lançado o Desafio Rota do Samba, no último domingo (14). O edital vai selecionar startups na criação de soluções tecnológicas que vão gerar novas rotas e experiências relacionadas ao samba.
“A partir da nossa experiência com o Lab Oi Futuro, vamos trazer diversos profissionais da cultura, da arte, da tecnologia e da inovação para aportar soluções para os desafios propostos pelo edital. Queremos promover uma mistura de conhecimentos que tragam soluções diversas e inovadoras para o Desafio do Samba”, afirmou no evento Victor D’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro.
Lançado em meio ao samba, ao jongo e à feira com comídas e artesanato típicos, o edital tem como objetivo fortalecer a identidade cultural do samba, reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, e potencializar o turismo no país. O Desafio Rota do Samba vai promover o desenvolvimento econômico das regiões em que o gênero musical surgiu e onde ainda tem forte tradição.
Como manda a tradição, o jongo marcou presença na Feira das Yabás
O edital é fruto da parceria entre Embratur e Sebrae e conta com apoio do Oi Futuro, através do LabSonica, o laboratório de experimentação sonora e musical do instituto. Também estiveram presentes no evento Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de serviços e economias de futuro do Sebrae Nacional; e os sambistas Teresa Cristina e Marquinhos de Oswaldo Cruz.
“Todos os parceiros que tornaram possível o Desafio do Samba acreditam que a cultura e a tecnologia podem andar juntas em uma trabalho de fortalecimento dos territórios. Aqui na Feira das Yabás, temos uma expressão cultural muito forte. E o objetivo é que o desafio traga cada vez mais gente para esse turismo de base comunitária, para conhecer a história desses locais e, assim, movimentar a economia, gerando emprego e renda”, disse Freixo, presidente da Embratur.
As três soluções mais bem colocadas receberão premiação em dinheiro, para a realização de uma prova de conceito. O edital será divulgado no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur.
Como participar do Desafio Rota do Samba
O EmbraturLAB busca startups que proponham soluções para impulsionar rotas, produtos e serviços ligados ao samba, com atenção aos potenciais impactos socioculturais e econômicos positivos deste segmento do turismo. A meta é desenvolver novos produtos para atrair novos turistas e aumentar o tempo de permanência dos viajantes em um determinado destino.
As startups interessadas devem inscrever seus projetos, de acordo com os termos do edital. O Comitê de Seleção do Desafio irá avaliar as propostas e selecionar até oito startups para participar do pitch day, onde cada uma apresentará suas soluções ao trade de turismo. Após o pitch day, o Comitê escolhe as startups vencedoras para realizar provas de conceito e projetos piloto, além de apresentar sua proposta em eventos e feiras a convite da Embratur.