Dicas das mentoras para alavancar iniciativas de mulheres empreendedoras
07/04/2021
Nosso time de mentoras do projeto Mentorias Oi Futuro – edição para mulheres separou algumas dicas para empreendedoras sociais, líderes de negócios, microempresárias, gestoras e produtoras culturais, artistas e todas que atuam na economia criativa e desejam mudar suas realidades com seus projetos.
Confira algumas estratégias que podem facilitar a vida das mulheres multitarefas que desejam mudar a rota dos seus negócios:
Estratégia e Gestão de negócios/projetos
Bruna Cruz:
-Desenvolver a consciência digital dos museus e pensar em produtos culturais digitais (artigos, imagens, videoperformances etc). Essas experiências digitais aumentam o número de acervo e, por isso, é necessário se preparar para políticas de aquisição, armazenamento, catalogação e descarte desses conteúdos digitais.
-Propor experiências imersivas com acesso pela internet para se aproximar do público e atrair investidores. Outra estratégia interessante para aproximação com o público é pensar em modelos diferentes, como o EAD, e assim estender sua atuação.
Fabrícia Luz:
-Criar pacotes de “produtos” e/ou “serviços” (básico, intermediário e avançado) e respectiva precificação (tipo assinatura mensal) para ofertar aos seus clientes MEI e definição de uma tabela de preço unitário para venda de produtos avulsos (fora do pacote) para os clientes que tenham necessidade comprar algum item fora do pacote.
-Dar visibilidade aos resultados dos seus clientes atuais, tangibilizando as entregas e resultados que geraram para seus clientes atuais. Essa é uma estratégia para gerar uma rede de indicação positiva, visando que o seu público alvo naturalmente atraído pelos resultados que também almejam alcançar.
Verônica Orkidia:
-Financiamento Coletivo ainda tem sido uma boa alternativa para a sustentabilidade dos projetos musicais, além de ser um caminho poderoso de aproximação com o público, para engajá-los na sua causa.
-Priorizar o que é urgente. Se você tiver muitas tarefas para realizar em pouco tempo, delegue. Fortaleça seu network e conte com essa rede para possíveis parcerias afim de concretizar o seu objetivo.
Zélia Peixoto:
-Executar planejamento de longo, médio e curto prazo são essenciais para estabelecer o bom cumprimento das metas e do objeto dos projetos culturais;
-Identificar os seus pontos fortes e fracos com a equipe ao dividir tarefas ajudar no desenvolvimento do projeto.
Planejamento e Gestão Financeira
Ana Helena Salgado:
-Desenhar melhor o produto/serviço e entender as dores do público-alvo a partir de pesquisas sobre essa “persona”
-Chegar em uma precificação mais assertiva, analisando o quanto essa persona paga e valoriza o produto/serviço
Tatiana Nascimento:
-Estabelecer pelo menos uma meta por ano. Depois, anotar quais atividades são necessárias para atingir cada meta.
-Utilizar o Golden Circle (ou, em português, Círculo Dourado) para iniciar o planejamento estratégico. Ele consiste em começar pelo por quê? (propósito do empreendimento), avançar pelo como (estratégias usadas para realizar sua missão) e finalizar com o o quê? (o resultado do seu projeto, o produto final).
Thaís Bartoli:
-Se preocupar com questões ambientais, sociais e de governança e assim trazer mais valor para o negócio.
-Pensar em estratégias para conseguir uma receita fixa mensal (parcerias, assinaturas, doações…). Dessa forma é possível garantir o mínimo da operação.
Comunicação e fortalecimento da marca
Barbara Gazal:
-Definir sua persona, seu público-alvo, para assim saber como comunicar, onde comunicar, o que comunicar e com qual tom de voz. Quais são as dores do seu público-alvo? Quais são as redes sociais que seu público-alvo está presente? Quais são os comportamentos de consumo do seu público-alvo? Quais são seus interesses? De que forma você consegue produzir um conteúdo relevante a partir dessas informações?
-Estabelecer um planejamento de conteúdo nas redes sociais para ter constância na presença digital levando em consideração a persona. Definir uma rotina mensal, quinzenal ou semanal para se dedicar exclusivamente à criação de conteúdo que será publicado nos dias seguintes.