HackaNAVE promove maratona de inovação e mobiliza estudantes em torno da educação e da tecnologia
06/08/2025

A energia pulsante do HackaNAVE tomou conta, simultaneamente, do NAVE Rio e CESAR School em Recife nos dias 14 e 15 de julho, numa jornada marcada pela criatividade, colaboração e protagonismo estudantil. A maratona de inovação desafiou estudantes a pensar coletivamente em soluções criativas para problemas reais, desenvolver protótipos e apresentar suas propostas a uma banca avaliadora. Após um processo seletivo que mobilizou mais de uma centena de inscrições, 60 jovens foram selecionados para vivenciar essa experiência imersiva e transformadora.
O HackaNAVE foi uma prática formativa intensa, na qual os participantes articularam saberes técnicos com competências atitudinais, como trabalho em equipe, escuta ativa e espírito empreendedor. Ao longo da experiência, aplicaram metodologias e práticas alinhadas às dinâmicas do mundo do trabalho. A atividade envolveu estudantes de todos os anos dos cursos técnicos de Programação de Jogos Digitais e Multimídia, e tem como principal objetivo aproximar os jovens da indústria criativa e das práticas contemporâneas de inovação.
O desafio central proposto às equipes partiu de uma pergunta mobilizadora: como podemos transformar os espaços públicos em lugares mais seguros, acessíveis e acolhedores para todas as pessoas?A partir dessa provocação, os estudantes foram convidados a olhar com atenção para os contextos que os cercam, como o bairro, a escola, o transporte e os espaços de convivência, e pensar soluções digitais capazes de enfrentar desafios reais do cotidiano. O objetivo foi desenvolver projetos autorais viáveis, desejáveis e sustentáveis, promovendo a transformação positiva dos territórios e fortalecendo os vínculos entre indivíduos e comunidade.
No total, foram 12 grupos participantes acompanhados por mentores do Oi Futuro, além de profissionais da CESAR School e da TCS, que os orientaram em todas as etapas do processo. Os participantes vivenciaram momentos de escuta e inspiração, definiram desafios, mergulharam na construção de soluções e desenvolveram protótipos com o apoio de mentorias técnicas e criativas. Ao final da maratona, os projetos foram apresentados a uma banca avaliadora composta por representantes da rede parceiros da Rede D’Or, Global Terra, TCS, CESAR School e ETE Cícero Dias, que ofereceram feedbacks estratégicos, provocações relevantes e sugestões de próximos passos, proporcionando uma vivência conectada ao ciclo de desenvolvimento de soluções inovadoras.

Estudantes do NAVE Rio recebem orientações durante as mentorias do HackaNAVE 2025, etapa fundamental no desenvolvimento dos projetos apresentados à banca avaliadora. (Foto: Beatriz Barbiere/Oi Futuro)
Os projetos apresentados surpreenderam pela diversidade, profundidade e originalidade. As soluções desenvolvidas abordaram desde a acessibilidade urbana, como plataformas de mobilidade inclusiva e mapeamento de locais acessíveis, além de ferramentas educacionais e de acesso à informação, incluindo aplicativos jurídicos e ambientes de aprendizagem personalizados. A variedade dos temas reflete o engajamento dos estudantes com a construção de uma sociedade mais inclusiva, segura e conectada com as necessidades reais de suas comunidades.
Dentre as propostas, destacaram-se os projetos HELPER, um aplicativo voltado para o acolhimento e apoio de dependentes químicos e seus familiares, desenvolvido no NAVE Rio; e Mob+, um aplicativo de mobilidade urbana destinado a pessoas com deficiência motora, criado pelos estudantes do NAVE Recife. Ambos foram reconhecidos como as melhores soluções de cada cidade, evidenciando o potencial de impacto social e o alinhamento aos valores de inclusão e inovação que orientam a atuação do programa.
A avaliação dos participantes do HackaNAVE 2025 evidenciou a força e o impacto da iniciativa: 98% dos estudantes avaliaram como “bom” ou “ótimo” o conteúdo, e mais de 90% reconheceram a qualidade da metodologia, mentores e facilitadores. Palavras como “incrível”, “aprendizado” e “inovação” foram as mais citadas para descrever a experiência, e 74% afirmaram ter aprendido muito. Esses resultados reforçam o sucesso do HackaNAVE e a importância de iniciativas que promovem o protagonismo estudantil e ampliam as possibilidades de formação integral dos jovens.
A realização do HackaNAVE contou com a parceria técnica do SEBRAE Rio, que fomenta o empreendedorismo e a cultura empreendedora entre os jovens, e da CESAR School, escola de inovação que prepara estudantes para os desafios do mercado de tecnologia com uma abordagem inovadora e aplicada. Parcerias como essas fortalecem o compromisso do Oi Futuro com uma educação pública inovadora, conectada ao presente e comprometida com o futuro. Elas promovem experiências que ampliam horizontes e despertam o potencial transformador da juventude.