Inscrições abertas para o MARES, que oferece formação sobre a cadeia da música para mulheres
15/07/2022
Lugar de mulher é onde ela quiser – inclusive no mercado musical. A partir desta quinta-feira (14), estão abertas as inscrições para participar do MARES – Mulheres Artistas em Residência, que oferece formação gratuita sobre cadeia produtiva da música para instrumentistas, cantoras e compositoras da cultura popular.
O Programa MARES é destinado a mulheres cisgênero e pessoas trans e travestis atuantes na cena das músicas populares (samba, jongo, choro, etc.). Serão 25 artistas selecionadas através de edital público para uma imersão presencial e gratuita de aproximadamente 3 meses. O programa prioriza a equidade de raça, gênero, classe e a diversidade. As pessoas participantes receberão ajuda de custo durante o período.
A formação será organizada em quatro módulos. Em cada um deles, mulheres especialistas vão compartilhar sua expertise desde a base até a distribuição do produto fonográfico, passando por formações sobre direito autoral e estratégias de lançamento. O programa também vai oferecer encontros com nomes consagrados do mercado, para trocas sobre carreira e criação de redes de networking
Todo o conteúdo da imersão será colocado em prática na concepção de um disco que servirá como material pedagógico para aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do processo, feito de forma coletiva, pelas pessoas participantes do projeto.
“São aproximadamente 200 horas de troca e construção, fortalecendo assim uma rede potente de trabalhadoras da cultura popular, que a partir dessa experiência estarão mais preparadas para o mercado da música”, afirmou a coordenadora do MARES, Patricia Rodrigues. O programa conta ainda com a coordenação pedagógica de Laila Aurore.