Oi Futuro e Consumoteca lançam pesquisa global inédita sobre os museus do futuro
18/09/2023
Em uma era de distrações e sobrecarga digital, o que pode tornar os museus atrativos para públicos amplos e diversificados? Como museus podem construir relacionamentos fortes e duradouros com diferentes perfis de público, desde o visitante clássico até o hiperconectado? Estas e diversas outras questões relacionadas a espaços culturais são respondidas pela pesquisa O poder do público: tendências globais para o futuro dos museus, realizada pelo Oi Futuro, em parceria com o Grupo Consumoteca e apoio do British Council. A pesquisa será lançada nesta quinta-feira (21), às 10 horas da manhã, no Futuros – Arte e Tecnologia, em evento aberto ao público.
A apresentação da pesquisa será feita por Carla Uller, gerente executiva de programas, projetos e comunicação do Oi Futuro, e Marina Roale, head de insights do Grupo Consumoteca. Após o lançamento, teremos um debate sobre as questões levantadas pela pesquisa comandado por Bruna Cruz, museóloga do Musehum – Museu das Comunicação de Humanidades; Marília Bonas, diretora técnica do Museu do Futebol; e Marlus Araújo, fundador do Museu.XYZ.
Confirme sua participação no evento retirando ingressos neste link
O estudo teve como objetivo investigar a recente transformação da relação entre o público e os museus, que vem se transformando mesmo com o retorno integral das atividades presenciais. Na pesquisa, foram entrevistados quatro especialistas brasileiros e sete estrangeiros ligados ao universo de museus, centros culturais e festivais, que compartilharam suas reflexões sobre o atual cenário museológico e as projeções para os próximos anos. Dentre eles, estão nomes como Ana Maria Maia, curadora chefe da Pinacoteca de São Paulo; Tim Neal e Alison Fraser, do britânico Science Museum Group; Marília Bonas, diretora do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) e diretora técnica do Museu do Futebol; e Hardesh Singh, diretor do festival asiático The Cooler Lumpur Festival. O estudo contempla ainda uma avaliação qualitativa com brasileiros de distintas cidades, classes sociais e faixas etárias, divididos em quatro grupos focais relacionados aos seus graus de interesse e a frequência de visitação nesses espaços.
Esta é a segunda pesquisa lançada pela parceria Oi Futuro + Consumoteca. A primeira – Narrativas para o futuro dos museus – foi divulgada em 2019 e traçou um raio-x da percepção sobre os museus brasileiros e apontar as tendências e desafios dessas instituições.