Criada em 2013, em Belo Horizonte, a Mostra aporta pela primeira vez no Rio de Janeiro. Foi idealizada pela Cia Burlantins e já revela no nome seu eixo temático: Benjamin de Oliveira, patrono da Burlantins desde a fundação do grupo, nasceu em 1870 e foi o primeiro palhaço negro do Brasil, conhecido como “Rei dos Palhaços”.
Dia 23 de novembro, quarta-feira, 19h
OFICINA – PERSONAGENS INTERSECCIONAIS NA CRÔNICA DE CIDINHA DA SILVA
Ministrada pela própria autora, a proseadora e dramaturga Cidinha da Silva, abordará a complexidade literária das personagens construídas por ela em seus livros e textos.
Dia 24 de novembro, quinta-feira, 19h
LITERATURA – LANÇAMENTO DE LIVROS DE CIDINHA DA SILVA
“# Parem de nos matar!” aborda o genocídio da população negra no Brasil e “Canções de amor e dengo”sintetiza o resgate do afeto, cada vez mais raro na poesia brasileira mais contemporânea.
Dias 25 e 26 de novembro, sexta e sábado, 20h
“ORATÓRIO – A SAGA DE DOM QUIXOTE E SANCHO PANÇA”
Roteiro: Eid Ribeiro
Direção: Paula Manata
Elenco: Sérgio Pererê e Maurício Tizumba
Um fidalgo castelhano perde a razão e passa a peregrinar em busca de aventuras como as de seus heróis. O icônico cavaleiro andante Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança reaparecem em um espetáculo com elementos clássicos da obra de Miguel de Cervantes.
Dia 27 de novembro, domingo, 20h
A MORTE DE ANTÔNIO PEDRO
Texto e Direção: Sérgio Pererê
Romance em forma de cordel que une música, poesia e contação de história com fortes referências em manifestações da cultura popular mineira, como a marujada e o catopê. Músicas já conhecidas de Sérgio Pererê se unem a cantigas populares.
23 a 27 de novembro | Teatro
Entrada franca | Classificação etária: livre
*Dias 25, 26 e 27 de novembro, distribuição de senhas 30 minutos antes
*Não será permitida a entrada após o início do espetáculo
-
O Instituto
-
Programas
-
Espaços
-
Parcerias
-
Novidades
-
Imprensa