Acessibilidade
Contato
Site_MicrofoneAberto_BatmanZavareze

Qual é o impacto que a arte provoca em nossas vidas? “A arte pode nos ajudar a enxergar novas saídas e a encontrar novas entradas.”, respondeu o artista visual Batman Zavareze para o podcast Microfone Aberto.
Neste episódio, o artista traz reflexões sobre a relevância da arte e da tecnologia no nosso cotidiano. Batman é também diretor e produtor da nova série do Oi Futuro, Oi Futuro Agora.

Clique aqui para ouvir.

Clique aqui para conferir a transcrição.

Site_MicrofoneAberto_MariliaBonas

#13 - Marília Bonas

Quais os principais desafios dos museus para se fazerem presentes no mundo digital? Como essa presença digital impacta na experiência off-line dos visitantes? Como é o museu do futuro? Neste episódio do Microfone Aberto, a historiadora, museóloga e diretora do Conselho Internacional de Museus no Brasil (ICOM-BR) Marília Bonas apresenta suas reflexões sobre museus em uma realidade hiperconectada.

Clique aqui para ouvir.

A transcrição será disponibilizada em breve.

SITE_MicrofoneAberto_Participante_MarcelePorto

#12 - Marcele Porto

O Brasil tem cerca de 24 milhões de mulheres empreendedoras, em comparação com cerca de 28 milhões de homens, de acordo com pesquisa recente realizada pelo IBGE. Apesar desse número expressivo, o desafio delas no mundo dos negócios ainda é maior: o valor médio de empréstimo é mais baixo e as taxas de juros são maiores do que as dos empreendedores do sexo masculino, por exemplo. Para falar sobre empreendedorismo feminino e seus desafios, recebemos, no Mês da Mulher, Marcele Porto, autora do livro “A Alma Feminina no Negócio” e líder do projeto JuntasSomos+, em uma roda de conversa no Lab Oi Futuro. Neste episódio, Marcele compartilha sua trajetória no mundo dos negócios, conta quais são as principais dificuldades e também dá dicas para mulheres que estão pensando em empreender.

Clique aqui para ouvir.

Clique aqui para conferir a transcrição.

Prancheta 14

#11 - Sil Bahia

A presença feminina na área de tecnologia ainda é muito inferior à masculina. De acordo com pesquisas recentes do IBGE, apenas 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. Esse cenário pode parecer intimidador, mas algumas iniciativas trabalham para aumentar a inclusão das mulheres em áreas que atualmente são predominantemente masculinas. Para Sil Bahia esse desafio é ainda maior: ela é coordenadora do Preta Lab, projeto que estimula a inclusão de mulheres negras na tecnologia, e diretora do Olabi, organização social com foco em diversidade, tecnologia e inovação. Sil participou do evento Experiência Labora + Sebrae e, no primeiro episódio do nosso podcast Microfone Aberto no Mês da Mulher, ela conta quais são os principais desafios para aumentar a atuação feminina no universo da tecnologia e reflete sobre a importância da diversidade para a inovação.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição.

 

 

LINKEDIN_MicrofoneAberto_Participante_HelenaSinger

#10 - Helena Singer

O processo de produção do conhecimento pode e deve ser leve e prazeroso. Escolas inovadoras e criativas propõem novas metodologias de ensino e colocam o jovem como protagonista do seu próprio itinerário de aprendizagem. Neste episódio, a socióloga e educadora Helena Singer fala um pouco sobre desafios e oportunidades de escolas transformadoras. Helena participou do Seminário Empreendedorismo Social na Educação, realizado no Lab Oi Futuro em parceria com o British Council Brasil e Porvir.

 

Clique aqui para ouvir.

Clique aqui para conferir a transcrição.

SITE_MicrofoneAberto_Participante_LuizLudwig

#09 - Luiz Ludwig

Os avanços tecnológicos influenciam diretamente na maneira como nos comunicamos e consumimos informação. Nessa sociedade hiperconectada, acervos digitais estão disponíveis de qualquer lugar do mundo, fazendo com que os museus tenham que repensar seu papel e também a relação dos visitantes com seus conteúdos.

Ontem inauguramos o MUSEHUM, Museu das Comunicações e Humanidades, que é a evolução do Museu das Telecomunicações, com ambientes imersivos, interatividade e novas tecnologias. No novo episódio do nosso podcast Microfone Aberto, o designer Luiz Ludwig compartilha suas reflexões sobre as novas atribuições e desafios dos museus e conta como as instalações interativas e experiências imersivas que desenvolve ajudam na construção dessa nova relação entre museus e seus visitantes.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

 

 

SITE_MicrofoneAberto_Participante_ChickoSousa

#08 - Chicko Sousa

A tecnologia é uma ferramenta relevante para alavancar soluções escaláveis, mas cabe ao homem definir o seu bom uso para gerar impacto positivo na sociedade. Para Chicko Sousa, fundador da Plataforma Verde, a tecnologia não é o que faz a diferença em um negócio de impacto, mas sim a capacidade humana do empreendedor em melhor aplicá-la para gerar receita e impacto social. A Plataforma Verde, criada por Chicko há pouco mais de três anos, utiliza blockchain na gestão de resíduos e foi reconhecida pelo Fórum Econômico Mundial como um dos “Technology Pioneers”. Chicko Sousa participou do evento Experiência Labora + Sebrae e, neste episódio, compartilha um pouco de sua trajetória com tecnologia no empreendedorismo de impacto.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição.

SITE_MicrofoneAberto_Participante_GustavoGlasser

#07 - Gustavo Glasser

Inclusão social por meio da tecnologia. Esse é o objetivo da Carambola, empresa fundada por Gustavo Glasser que qualifica minorias sociais para serem inseridas no mercado da tecnologia. Gustavo ganhou o Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2019 e esteve no Experiência Labora + Sebrae compartilhando sua trajetória de integração entre tecnologia e impacto social. No episódio de hoje do podcast Microfone Aberto, Glasser conta um pouco da história da Carambola, seus desafios enquanto empreendedor e trans e também analisa a importância da diversidade para a inovação.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição.

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_Whindersson

#06 - Whindersson Nunes

Como uma pessoa comum pode se tornar um produtor de conteúdo na internet capaz de engajar milhões de pessoas? Para inspirar os alunos do NAVE Rio, a Oi e o Oi Futuro convidaram o maior youtuber do Brasil, Whindersson Nunes, para um bate-papo na escola, com a presença de empreendedores sociais no nosso laboratório de inovação social, o Labora.

No sexto episódio do podcast Microfone Aberto, Whindersson Nunes compartilha um pouco do que conversou no NAVE Rio e conta quais foram suas motivações e dificuldades no início da carreira, além de dicas para quem está começando. O NAVE é o programa de educação do Oi Futuro em parceria com o governo estadual do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

 

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_Bernardo

#05 - Bernardo Fajardo

Quais são os soft skills mais valorizados pelo mercado? Como líderes e empreendedores podem desenvolver suas competências humanas? Com um ambiente profissional cada vez mais desafiador e com tarefas mais tecnológicas,o mercado de trabalho não tem buscado somente funcionários com as melhores capacidades técnicas, mas valoriza também habilidades socioemocionais. No episódio de hoje do nosso podcast Microfone Aberto, Bernardo Fajardo, doutor em Administração pela FGV e especialista no desenvolvimento de pessoas, conta quais são principais soft skills, como é possível desenvolvê-las e como o avanço tecnológico contribuiu para a valorização de competências humanas no mercado de trabalho. Ele participou de uma conversa sobre o assunto no Lab Oi Futuro, como parte da nossa programação na Semana Global de Empreendedorismo.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_RicardoHenriques

#04 - Ricardo Henriques

Ricardo é professor da Faculdade de Economia da UFF, foi Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e em 2007 presidiu a Comissão de Educação da 34ª Conferência Geral da UNESCO. Atualmente é superintendente executivo do Instituto Unibanco.

No lançamento do e-NAVE 2, Ricardo conversou sobre a Base Nacional Curricular Comum e o Novo Ensino Médio. Neste episódio, você confere os principais pontos levantados pelo executivo sobre essa grande mudança no sistema de ensino brasileiro.

 

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_alejandro

#03 - Alejandro Rosso

Alejandro Rosso é músico, compositor e engenheiro de som mexicano. Ele faz parte do grupo “Plastilina Mosh”, que integrou o “Avanzada Regia”, movimento mexicano que colocou a produção de bandas e artistas locais em evidência no final dos anos 90. O artista tem em seu currículo atividades que permeiam a música clássica e a contemporânea, tendo recebido várias premiações ao longo de sua carreira.

Neste episódio,  Alejandro compartilha suas reflexões sobre o processo criativo de composição musical e fala sobre sua relação com a música brasileira e a residência artística no país no Lab Oi Futuro, pelo programa Ibermusica.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a tradução

 

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_vivian

#02 - Vivian Caccuri

Vivian Caccuri é artista plástica e utiliza o som como veículo para cruzar experimentos de percepção em questões relacionadas a condicionamentos históricos e sociais. Por meio de objetos, instalações e performances, seus trabalhos criam situações que desorientam a experiência diária e acabam interrompendo significados e narrativas aparentemente tão entranhadas como a própria estrutura cognitiva.

Neste episódio, Vivian compartilha algumas de suas experiências no campo da experimentação sonora. Ela participou de um final de semana de formação da segunda edição do programa ASA e compartilhou com as participantes sua experiência com arte sonora e os bastidores de alguns dos seus principais trabalhos.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

MicrofoneAberto_ParticipantesSite_Letrux

#01 - Letrux

Letícia Novaes é atriz, cantora, compositora, escritora e instrumentista. Nos anos 2000, junto com o multi-instrumentista e compositor Lucas Vasconcelos, formou o duo Letuce, que contribuiu para alavancar a carreira musical de Letrux, como é conhecida. Em 2016, o grupo encerrou suas atividades e, no ano seguinte, Letrux lançou seu primeiro álbum solo, intitulado “Letrux em Noite de Climão”, feito através de financiamento coletivo e que levou alguns prêmios reconhecidos pela indústria da música na categoria melhor álbum do ano.

No primeiro episódio do nosso podcast, Letrux, fala sobre o início de sua carreira, seus projetos e seu processo criativo. Ela participou de um final de semana de formação da segunda edição do programa ASA e compartilhou com as participantes sua experiência e seus desafios enquanto mulher no mundo da música.

Clique aqui para ouvir

Clique aqui para conferir a transcrição

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede! Receba informações sobre editais, cursos e programação



Clique aqui para cancelar o envio da newsletter.

#JuntosTransformamos