Acessibilidade
Seja um Parceiro

Lançamento do NAVE em Órbita II explora o universo dos games

15/08/2025

Lançamento do NAVE em Órbita II explora o universo dos games

Prontos para a próxima fase? O Oi Futuro, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam o NAVE em Órbita II, projeto que apresenta, desde 2024, o universo de programação e jogos digitais para estudantes a partir de 13 anos de idade. A iniciativa, que em sua primeira edição ofereceu cursos gratuitos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de games para mais de 2.200 jovens de todo o Brasil, retorna no dia 26 de agosto, com um evento de lançamento na sede do Programa NAVE – Núcleo Avançado em Educação, no Colégio Estadual José Leite Lopes, no Rio de Janeiro.

Com entrada franca e aberto ao público, o dia de abertura do NAVE em Órbita II contará com duas mesas em que as possibilidades e impactos do universo dos games para jogadores e produtores serão o tema principal. O primeiro debate, “Indústria de Jogos: panorama sobre o ecossistema”, traçará um panorama do atual cenário do mercado e os caminhos para trabalhar no mercado de jogos digitais, com ênfase no cenário carioca. A mesa será composta pela cofundadora da Diversigames, Mariana Uchôa; a desenvolvedora de jogos antirracistas, Thaís Xavier; o fundador da Lightfarm, Rafael Vallaperde; e o ex-aluno e atual professor de programação do NAVE, Gabriel Fabri.

A segunda conversa, “Design de Jogos: Construindo Experiências Saudáveis”, propõe uma reflexão sobre os caminhos para a criação de jogos digitais que contribuam para o consumo saudável, especialmente para a saúde mental e segurança de jovens jogadores, debatendo as responsabilidades dos desenvolvedores de games, além dos seus papéis éticos, criativos e técnicos. Para construir o debate, contaremos com especialistas como Emanuella Ribeiro, analista de políticas públicas do Instituto Alana; Maíra Moraes, diretora-presidente da MultiRio; Kim Kaznowski, desenvolvedor da Double Dash Studios; e Flávia Garcia, professora e pesquisadora da Fiocruz.

As inscrições para o evento de lançamento do NAVE em Órbita II já estão abertas. Clique aqui para conseguir seu ingresso.

“Queremos não apenas formar profissionais capacitados para atender às demandas da indústria, mas também apoiar o desenvolvimento de cidadãos criativos e aptos para formar a próxima geração do mercado profissional de inovação e tecnologia. Ao vincular o interesse por games a oportunidades reais de carreira, o NAVE em Órbita ajuda a combater a evasão escolar, reconectando os alunos com a escola e ressignificando suas relações com o aprendizado”, afirma Aline Almeida, gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.

NAVE em Órbita II contará com cursos em modalidades presenciais e online

Com vagas limitadas, o curso presencial “Criando Meu Primeiro Jogo Digital” será o pontapé inicial da segunda fase do NAVE em Órbita e terá carga horária de 16 horas, distribuídas em atividades práticas e colaborativas sobre game design, arte visual e sonora para jogos e programação. Além disso, o curso debaterá temas relevantes ao nosso cotidiano, como cidadania digital, saúde mental e o uso consciente da tecnologia. Para participar, basta que o aluno esteja regularmente matriculado em uma escola de ensino fundamental ou médio da rede pública e tenha disponibilidade para frequentar as aulas presenciais. As inscrições ficarão abertas do dia 26 de agosto até o dia 1º de outubro, e a data e o local das aulas serão divulgados em breve. As inscrições para novas turmas de cursos online também serão divulgadas posteriormente.

O NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação Full Stack e de Jogos Digitais do NAVE – Núcleo Avançado em Educação, programa de ensino do Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, e tem como objetivo construir formações de curta duração, que desenvolvam habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital.

Segundo relatório da Newzoo Global Games Market 2023, a indústria de games movimenta mais de R$ 13 bilhões por ano no Brasil, com 100 milhões de jogadores e cerca de 1.040 empresas desenvolvedoras. “Gosto muito de desenhar e, durante o NAVE em Órbita, aprendi a usar ferramentas como o Pixel Art e o Scratch, que me permitiram criar meus próprios personagens e trabalhar em seus desenhos, movimentos e falas. Acredito que eles podem até se tornar protagonistas de jogos que eu quero desenvolver no futuro. Também tenho um sonho de trabalhar como dubladora, inclusive de jogos, e o curso me ajudou a ter um primeiro contato com este universo do desenvolvimento de games”, constatou Gabrieli Maria, de 16 anos, participante da primeira edição do NAVE em Órbita, em 2024.

O projeto NAVE em Órbita II conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Ipiranga, Iconic, SulAmérica, Rede D’Or, Allos, Artplan, Eletromidia, Bemobi, GlobalTera e Lightfarm Studios por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Além disso, conta com apoio institucional da Nova Rio e Wilson Sons. A trilha de cursos “Criando Meu Primeiro Jogo Digital”, que compõe o projeto, também é desenvolvida pelo projeto Decola NAVE, que conta com o copatrocínio da TCS, apoio da Bemobi, da Wilson Sons e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. 

 

NAVE em Órbita II

Evento de lançamento

Data: 26 de agosto de 2025
Horário: 8h30 às 13h
Local: Núcleo Avançado em Educação (NAVE) do Oi Futuro – Colégio Estadual José Leite Lopes
Endereço: Rua Uruguai, 204, Andaraí, Rio de Janeiro
Inscrições: https://shorturl.at/1mlDg
Entrada franca, com vagas limitadas

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade