Games: uma porta de entrada para o mercado de TI
28/10/2024
Em 2024, a estimativa é que haja um aporte global de US$ 5,2 trilhões em Tecnologia da Informação. Com 75% das empresas aumentando o investimento em tecnologias digitais*, o mercado de TI tem um grande desafio: a oferta de talentos. Há uma demanda reprimida por profissionais de tecnologia no mundo inteiro, e no Brasil em particular – de acordo com a Brasscom, esse déficit no Brasil deve ultrapassar meio milhão de profissionais até o ano que vem. Mesmo assim, apenas 17% dos graduados brasileiros são dos cursos da área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês), segundo o relatório Education at Glance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Como atrair talentos e formar profissionais capacitados para atender a demanda crescente por soluções tecnológicas?
As chamadas big techs já perceberam uma tendência e há tempos estão de olho no mercado de games. Dali, saem muitas das inovações que depois são replicadas em diferentes setores. E ele também atrai e concentra uma boa parte dos talentos humanos por trás das tecnologias. Um dos meios de entretenimento mais populares do mundo (no Brasil, 70% da população joga algum tipo de jogo digital segundo a Pesquisa Game Brasil 2023), os games também se revelam uma promissora oportunidade de carreira, com um campo enorme para explorar que excede o entretenimento, como a gamificação de processos educativos e corporativos, por exemplo. E ele também pode ser a porta de entrada para o universo da TI, ainda mais abrangente.
São inúmeras as possibilidades de formação e emprego, desde engenharia de software, programação e desenvolvimento de jogos e aplicativos, passando por design e criação de conteúdos, arte em 2D e 3D, animação, engenharia de som, até design de UI/UX, análise de testes, gestão de projetos, product owner, segurança da informação, administração de sistemas e infraestrutura… a lista pode continuar pela área comercial, de marketing, finanças, gestão de pessoas e recursos jurídicos.
Nave em Órbita: Desenvolvimento de Games para jovens
Para quem deseja se enveredar por essa na área, a capacitação é o primeiro passo. E para despertar o interesse e atrair a juventude para essas oportunidades, o Oi Futuro está lançando o Nave em Órbita, com objetivo de apresentar a jovens estudantes a partir de 13 anos o universo de programação e desenvolvimento de jogos digitais. Com modalidades presencial e online, o Nave em Órbita oferece uma trilha formativa gratuita com quatro cursos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de games.
A iniciativa, desenvolvida pelo instituto em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, foi lançada hoje, 22 de outubro, na escola NAVE do Rio de Janeiro (Colégio Estadual José Leite Lopes). No evento de lançamento, o público pode conhecer mais o projeto, participar de uma oficina mão na massa e da roda de conversa “Jogos Digitais: da diversão ao futuro profissional”, com especialistas que compartilharam suas experiências e os desafios de suas trajetórias no mercado de TI.
Autoinstrucional e com certificação para quem completar toda a trilha formativa, os cursos online do Nave em Órbita estão disponíveis para estudantes a partir de 13 anos de qualquer lugar do Brasil. Com carga horária de 8 horas de duração, as aulas de “Introdução ao Game Design”, “Introdução à Lógica de Programação para Jogos”, “Artes Visuais” e “Artes Sonoras para Jogos”, com 2 horas de duração cada, irão apresentar conteúdos introdutórios e elementares para se desenvolver um jogo do zero com recursos gratuitos e fáceis de serem utilizados.
Para mais informações sobre o Nave em Órbita e inscrições para a formação gratuita clique aqui.