NAVE em Órbita está no ar: projeto oferece formação gratuita em programação para jovens de todo o Brasil
22/10/2024
Inovação, tecnologia e muita inspiração. Foi esse o clima no Colégio Estadual José Leite Lopes, no Andaraí, Zona Norte do Rio, para o lançamento do NAVE em Órbita nesta terça-feira (22). O projeto oferece uma trilha formativa com quatro cursos gratuitos de introdução a ferramentas e conceitos para a criação de game: game design, lógica de programação e desenvolvimento de artes visuais e sonoras para jogos. São dois formatos de formação oferecidos: presencial e online. As turmas online estão com inscrições abertas: inscreva-se já!
O evento de lançamento contou com a participação de representantes de diversos parceiros públicos e privados do projeto. Carla Uller, gerente executiva de programas, projetos e comunicação do Oi Futuro, abriu o evento agradecendo a presença dos parceiros e ressaltando o NAVE em Órbita como um programa que pode transformar para sempre a vida dos jovens beneficiados. Ana Paula Massonetto, subsecretária de Inovação e Projetos Estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, também ressaltou a importância do NAVE em Órbita não só para os cursantes, mas também para o setor de tecnologia do Brasil.
Luiz Valente, diretor de tecnologia da Rede D’Or; Jéssica Rayol, gerente de recursos humanos da Bemobi; Matheus Souza, analista de dados na Bemobi e egresso do NAVE; e Ana Vitória Bevilaqua, diretora administrativa e de Relações Públicas da Vinci Partners, endossaram o valor de projetos de educação que têm poder transformador como o NAVE em Órbita. Todos reforçaram o compromisso de suas empresas com a oferta de educação de qualidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Sara Crosman, presidente do Oi Futuro, fechou o lançamento do NAVE em Órbita.
“Agradecemos a todos os nossos parceiros neste projeto. Sem eles, o NAVE em Órbita não seria possível. […] Aos participantes do projeto, deixo a minha principal dica, que é: aproveitem esta oportunidade. Muita gente gostaria de estar no lugar de vocês, esta é uma experiência valiosa, que abre muitas portas”, disse Sara Crosman.
“Eu já trabalhei com jovens que participaram do Geração NAVE, e são profissionais diferenciados. As iniciativas do Oi Futuro, especialmente aqui no NAVE, transformam a vida de muitas pessoas”, afirmou Luiz Valente.
O encontro contou também com uma oficina mão na massa voltada aos jovens adolescentes presentes: “Jogos Digitais: da diversão ao futuro profissional”. Especialistas da área compartilharam experiências e os desafios de suas trajetórias no mercado. Fernanda Sarmento, especialista em educação do Oi Futuro, comandou o debate com Carolina Caravana, vice-presidente da Abragames; Danielle Ohana, da Lightfarm; Maurício Martins, da Multirio; e Luca Alves, da Afrogames.
“Estude muito e nunca pare! O mercado de games está sempre evoluindo e se inovando, e os profissionais precisam acompanhar esse ritmo”, disse Danielle Ohana.
O NAVE em Órbita é inspirado nos 18 anos do Programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), que forma jovens de ensino médio integrado ao profissional, com formações voltadas às áreas de inovação, tecnologia e criatividade. O projeto é uma oportunidade para que jovens deem seu primeiro passo profissional na área de tecnologia, setor que conta com crescente demanda no mercado de trabalho. Segundo um estudo realizado pelo Google, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais de tecnologia até 2025. O NAVE em Órbita é mais uma contribuição do NAVE para ajudar a suprir esta demanda.
“Se eu hoje, com 25 anos, sou analista de dados de uma das grandes empresas de tecnologia do Brasil, é graças ao NAVE. E se eu posso dar uma dica pra vocês [jovens presentes no evento] é: aproveitem cada minuto do NAVE em Órbita, façam os cursos, e principalmente aproveitem as portas que estes cursos vão abrir pra vocês. Corram atrás, que oportunidades aparecerão”, afirmou Matheus Souza.
—
O NAVE em Órbita é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, de SulAmérica, Rede D’Or, Bemobi, e Vinci Partners, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Ele foi inspirado nas práticas aplicadas no Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa do Oi Futuro que há 18 anos oferece Ensino Médio integrado à educação profissional e tecnológica e já formou mais de 3800 jovens em Multimídia e Programação de Jogos nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco.