Nave na Base: debates sobre impacto da BNCC no ensino médio
29/07/2019
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A Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aprovada em 2018, define o conteúdo mínimo que os estudantes de ensino médio de todo o Brasil deverão aprender em sala de aula a partir de 2020. Para debater as mudanças e impactos, o NAVE está promovendo encontros com educadores em suas escolas no Rio de Janeiro e em Recife, com especialistas, gestores e pesquisadores no campo da educação. Serão três encontros em cada escola, liderados por convidados externos para educadores das redes pública e privada.
O primeiro encontro aconteceu nesta segunda-feira, 29 de julho, no Nave Rio, e contou com a presença do educador e ex-CEO do Instituto Singularidades, Miguel Thompson. Ele fez uma introdução sobre as bases legais da BNCC e discutiu as 10 competências gerais que se articulam na construção de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e na formação de atitudes e valores. O mesmo tema será levado ao Nave Recife no dia 21 de agosto.
Já o segundo encontro terá como convidada a diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, Natacha Costa, que debaterá o conceito de competência, definida como a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Também será feita uma reflexão sobre a Educação Integral e o papel dos jovens em uma perspectiva plural e singular como sujeitos da aprendizagem. Acontecerá no Rio no dia 14 de agosto e no Nave Recife em 10 de setembro.
O terceiro e último encontro (com datas de 11 de setembro no Rio de Janeiro e 8 de outubro em Recife) apresentará a proposta de itinerários formativos como modelo diversificado e flexível proposto pela BNCC. Com a participação da diretora do Instituto Inspirare, Anna Penido, será realizada uma oficina com os educadores presentes para a construção de propostas desses itinerários distribuídos por áreas do conhecimento.