Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Mais sobre o LabSonica

Com o LabSonica, o Oi Futuro tornou-se referência no campo da música e das experiências sonoras no Brasil

O LabSonica é o laboratório de experimentação sonora e musical do Oi Futuro. Criado para estimular a criatividade e a inovação no campo do som e da música, o laboratório é o ponto de encontro de criadores e fazedores de diversas áreas e oferece a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. Com o LabSonica, o Instituto passa do palco, a ponta da cadeia produtiva do som ー amplamente apoiada de 2009 a 2017 pelo centro cultural de Ipanema (RJ), que lançou novos cantores, bandas e festivais ー para o core da cadeia, isto é, a pesquisa, a criação e a produção das diversas sonoridades e as infinitas combinações com a imagem e a palavra.

Nossa estrutura

O LabSonica funciona no Lab Oi Futuro, espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas, selecionados por editais públicos. O laboratório tem mais de 500m² e conta com suporte técnico e estrutura física para produção musical e de arte sonora, estúdio de gravação, salas de ensaio, espaço maker, oficinas de DJ e de sound design, workshops e pocket shows, além de um espaço com 28 posições de trabalho para selos e gravadoras independentes, facilitando a troca entre os profissionais. Além do LabSonica, o espaço abriga também o Labora, laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, e funciona no prédio administrativo do Instituto, na Rua Dois de Dezembro, no Flamengo, Rio de Janeiro.

Artsonica é a residência artística do LabSonica, para incentivar talentos e estimular criadores

O Artsonica tem como propósito incentivar talentos,  estimular criadores e fomentar a produção colaborativa na era digital.

Com foco nas artes visuais em diálogo com áreas afins – como música, literatura, artes cênicas e artes urbanas – e também novas formas de criação, entre elas moda, design, games e gastronomia, o programa de residência premiou dez eleitos com bolsas que variam entre R$ 20 mil e R$ 40 mil. Os artistas selecionados têm acesso a técnicos de estúdio, equipes de produção de conteúdo para redes sociais e assessoria de imprensa para que divulguem os trabalhos em desenvolvimento.

Dúvidas mais frequentes

  • O que é o LabSonica?

    O LabSonica é o nosso laboratório de experimentação sonora e musical, atuando nos campos da arte convergente, da inovação e da tecnologia, onde a investigação está voltada para ideias ou interesses comuns.  O programa impulsiona talentos, promove conexões e estimula a reverberação da arte para os espaços públicos das cidades.

  • Como o LabSonica atua?

    O LabSonica impulsiona talentos, promove conexões  e estimula a reverberação da arte para os espaços públicos das cidades. Arte sem rótulos, arte sem limites, para todos e em todos os lugares. O LabSonica vai aproveitar a infraestrutura de que o Oi Futuro já dispõe para a execução de seus projetos. Tanto em relação ao espaço físico quanto aos equipamentos necessários para as pesquisas e criações que se propõem. Estamos buscando o reaproveitamento e o uso racional de um acervo tecnológico que o Oi Futuro já possui.

  • Quem pode participar do LabSonica?

    O LabSonica beneficiará artistas, pesquisadores, cientistas e desenvolvedores tecnológicos selecionados por meio de editais, processos de seleção pública e parcerias com atores da indústria musical

  • Por que o Oi Futuro criou o LabSonica?

    O Oi Futuro já funcionou como uma plataforma de lançamento de novos cantores, bandas e festivais, catalisando as novas linguagens contemporâneas. A avaliação do instituto é que era a hora de passar da ponta da cadeia produtiva do som, que é o palco, para a pesquisa, a criação e a produção das diversas sonoridades e as infinitas combinações com a imagem e a palavra.

  • A inscrição nos editais e processos de seleção pública do LabSonica é totalmente gratuita?

    Sim.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade