Acessibilidade
Apoie FUTUROS

5º FILMAMBIENTE (RJ)

5º FILMAMBIENTE (RJ)

31/12/1969

14h - 14h

Oi Futuro Ipanema

Salvar na Agenda
Início Término

A quinta edição do Filmambiente acontece no Rio de Janeiro, de 27 de agosto a 3 de setembro, e, este ano, pela primeira vez, e no intuito de ampliar a abrangência, serão realizadas sessões especiais para escolas públicas municipais, no Museu do Meio Ambiente.
 
Serão exibidos cerca de 60 filmes, selecionados dentre os melhores e mais premiados da produção mundial com temas ambientais e, como anualmente, todas as exibições serão gratuitas e legendadas, de modo a possibilitar o mais amplo acesso da sociedade a informações que conduzam a um desenvolvimento sustentável, mais justo e equilibrado.
 
Local: Espaço Itaú de Cinema, Museu do Meio Ambiente e Oi Futuro Ipanema – Rio de Janeiro (RJ)
 
1/09 – 18h30 – Oi Futuro Ipanema – Painel Da Horta à Mesa sem sair da Cidade
Uma das premissas do desenvolvimento sustentável é produção local para consumo local. Para isto, nada melhor do que consumir alimentos que chegam à mesa sem ter que fazer longas viagens, nem ser congelados e embalados. Alimentos que são produzidos no mesmo bairro, rua ou mesmo apartamento onde moramos. Vamos conhecer e debater o conceito de Hortas Urbanas, através da experiência do fundador da empresa Urban Farmers (Fazendeiros Urbanos) e da engenheira agrônoma Renata Souto, que nos falará da experiência brasileira. O painel será coordenado por Carol Sá, do movimento SlowFood Rio Zona Norte. Haverá tradução simultânea e será aberto para perguntas da plateia.
 
Renata Souto – engenheira agrônoma,  mestre em Solos e Agroecologia. Atua no Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA e na Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, rede formada por grupos e instituições que fortalecem as experiências em agroecologia do estado. Tem trabalhado com mulheres agricultoras dando visibilidade ao trabalho nos quintais, especialmente os quintais urbanos e no resgate do conhecimento popular a respeito das sementes, da diversidade de espécies vegetais e do manejo agroecológico.
 
 
Roman Gaus é o fundador e diretor geral do Urban Farmers, uma empresa de tecnologia limpa pioneira em hortas em telhados. A empresa nasceu na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurich e é líder em tecnologia de aguaponia, que economiza água, energia, e nutrientes, enquanto cria peixes e plantas em malha integrada. Roman é um dos líderes do movimento emergente de agricultura urbana e, antes de criar sua compania, trabalhou por mais de dez anos em empresas de alimentos como Procter&Gambler, Novartis e outras, nos Estados Unidos e Europa. Vive atualmente com a mulher e dois filhos em Zurich, Suíça.
 
 
Carol Sá Mineira de Andrelândia, a cozinha faz parte de sua história de vida. Cursou biologia e atualmente está concluindo a Gastronomia na Unisuam. Carol  já participou de cursos e trabalhou em restaurantes na área de alimentação natural. É proprietária do Ecobuffet Basmati e líder do convivium Slow Food Rio – Zona Norte, onde coordena diversas ações na área de educação do gosto e promoção de hábitos saudáveis. Um dos projetos é o Disco Xepa, que levanta a temática do desperdício alimentar.
 
 
1/09 – 20h30 – OiFuturo Ipanema –  Filme Guardiões dos Alimentos (Food Patriots), de Jeff Spitz e Jennifer Amdur Spitz – USA | 2014 | 74 min
 
Uma mãe de família americana, depois que o filho quase morre de contaminação alimentar, parte em uma jornada para entender a indústria alimentar e melhorar os hábitos alimentares de sua família. Supreendentemente engraçado, emocionante, e bastante pessoal, o filme mostra especialistas em alimentos com diferentes pontos de vistas e experiência, que estão tentando mudar o modo como os americanos se alimentam e compram comida, e educar a próxima geração de consumidores.
 
2/09 – 18h30 – OiFuturo Ipanema – Filme Viva a França (Vive la France), de Helgi Felixson and Titti Johnson – Noruega, Finlândia, Islândia e Suécia| 2014 |82 min
A última vez que o atol de Mururoa apareceu na mídia, foi quando o presidente Jacques Chirac decidiu manter o programa nuclear na Polinésia Francesa. A decisão enfrentou muita resistência e o programa foi desativado. O filme visita a ilha vizinha de Tureia, para conhecer Kua e Teariki, que têm seu sonho devastado, pois não conseguem um empréstimo no banco, devido ao risco de implosão do atol. Conheça esta pequena comunidade ilhéu e as terríveis consequências dos testes nuclares e da política colonial francesa na Polinésia.
 
 
2/09 – 20h – OiFuturo Ipanema – Filme Planetário (Planetary), de Guy Reid – UK | 2015 | 85 min
Estamos no meio de uma crise global de perspectiva. Nós nos esquecemos a verdade inegável que tudo está conectado. Planetário é uma chamada para despertarmos, provocante e de tirar o fôlego, uma jornada cinematográfica transcontinental, que explora as nossas origens cósmicas e nosso futuro como uma espécie. É um  lembrete poético de que é hora de mudar a nossa perspectiva. Hora de lembrar que somos planetários.
 
3/09 – 18h30 – OiFuturo Ipanema – Filme vencedor do 5º Filmambiente – escolha do Juri popular
 
3/09 – 20h – OiFuturo Ipanema – Filme vencedor do 5º Filmambiente – escolha do Juri Oficial.
Juri oficial é formado por Myriam Gast-Loup, francesa diretora do FIFE (Festival Internacional do Filme ambiental de Paris, França), Edgar Duvivier, músico, escultor e cineasta carioca e Agostinho Vieira, jornalista com foco em meio ambiente.
 
 
Para conhecer a programação completa visite www.filmambiente.com
 
Todas as exibições são gratuitas e as senhas distribuídas meia hora antes no local de exibição.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade