Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Bu!

Bu!

De 20/04/2022 à 19/06/2022

Instalação interativa: de quarta a domingo, das 11h às 20h. Peça-instalação: quartas e quintas, às 21h

Salvar na Agenda
Início Término

De 20 de abril a 16 de junho o Oi Futuro apresenta o espetáculo teatral BU!, que acontece às quartas e quintas às 21h, dentro de uma instalação cênica digital e interativa. Todos os telões do prédio serão utilizados proporcionando uma experiência multimídia e sensorial que mistura teatro, dança, artes visuais, música, performance e tecnologia. A instalação permanecerá aberta para visitação de quarta a domingo, das 11h às 20h, até o dia 19 de junho, disponibilizando televisões com fones, telões, projeções, realidade aumentada e QR Code.

O espetáculo começa no térreo do espaço cultural, onde o espectador será impactado por painéis luminosos (semelhantes aos da Times Square) transmitindo o comercial que marca o lançamento mundial da versão BU! 2022O Relacionamento Perfeito para o Século 21. Haverá também televisores com vídeo-manifesto sobre a ditadura da beleza e projeções que trazem uma atmosfera futurista para o ambiente. Em seguida o público será conduzido para o último andar, ainda cercado por telões e projeções da boneca BU! por toda a parte até que, finalmente, ela surge no elevador. No entanto, uma falha no sistema a leva para a galeria do quinto andar: a fábrica de bonecas sexuais com inteligência artificial. BU! será apresentada por um de seus criadores, mostrando as suas novas funcionalidades e todos os tipos de boneca que ela pode ser: apaixonada, empresária, bailarina, dona de casa, tímida, acrobata, lutadora, contadora de histórias, brincante, esposa, ou seja, a acompanhante perfeita.

É nesse contexto que a personagem-título, dentre outros pontos, propõe uma reflexão sobre os arquétipos femininos da “beleza perfeição”. Esses estigmas reduzem as possibilidades de existência da diversidade feminina e aprisionam a sexualidade da mulher. BU! também divide com o público algumas histórias de abusos que mesclam ficção e realidade: a mulher conservadora que culpa a vítima por ter sido estuprada; a menina de 8 anos molestada na padaria; Adão e Eva e sua ideia de que a mulher veio da costela de um homem, entre outras.

“BU! É uma peça-instalação que criei para me curar de todos os abusos que eu sofri ao longo da vida e que não tive coragem de revelar por ficar paralisada diante deles e também por me sentir culpada. Abusos que começaram ainda quando criança, aos oito anos de idade. Abusos que na época eu nem sabia que eram abusos. Abusos no trabalho. Abusos nas relações afetivas. Abusos por parte de amigos que “só estavam brincando”. […] Eu escolhi o universo da inteligência artificial para falar sobre esse tema porque as bonecas sexuais realistas são o sonho do patriarcado da mulher perfeita, ou seja: não reclama, não fica doente, não envelhece, não são independentes e fazem de tudo na cama”, destaca Vanessa.

A instalação cênica digital e interativa – assinada por Bia Junqueira, com criação artística (projeções, vídeos e fotografias) de João Casalino, Azullllllll, Ronaldo Soares e Vanessa Garcia – ficará aberta para visitação gratuita de quarta a domingo, das 11h às 20h, oferecendo ao público televisões com fones, telões, projeções, realidade aumentada e QR Code em pontos distintos do espaço cultural transportando o espectador para outras obras digitais sobre o universo e as manifestações da boneca BU!.

Haverá também um cronômetro projetado no espaço cultural e disponível no site da peça que irá contabilizar as vítimas de estupro no Brasil durante as oito semanas da temporada, começando na noite de estreia do espetáculo. O objetivo é promover uma reflexão, visto que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país.

Referências

Quando: 20 de abril a 16 de junho de 2022

Dia/hora:

  *Peça-instalação: quartas e quintas, sempre às 21h

Faixa etária: 18 anos

   Duração: 60 minutos

  *Instalação interativa: de quarta a domingo, das 11h às 20h (*até 19 de junho)

Faixa etária: livre, com classificação indicativa em obras específicas

Ingresso: programação gratuita, com disponibilização e retirada de ingressos em plataforma online semanalmente.

Protocolos Covid: apresentar comprovante de vacinação.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade