Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Casa Comum

Casa Comum

De 10/01/2024 à 10/03/2024

de quarta a domingo, das 11h às 20h

Vila Telebrasília

Salvar na Agenda
Início Término

O nosso centro cultural vai trazer para o Rio de Janeiro um pouquinho da Amazônia – e de todas as reflexões e urgências ambientais que a cercam. A exposição Casa Comum traz ao Futuros – Arte e Tecnologia um manifesto espiritual vertiginoso que transita entre uma Amazônia de florestas, cidades e rios, abordando ancestralidade, presente e futuro. A mostra ocupa todo o prédio do Futuros – Arte e Tecnologia entre 10 de janeiro e 10 de março, oferecendo ao público múltiplas experiências. Dentre elas, sala imersiva, instalações inéditas, obras de videoarte, experiência sonora, um documentário sobre a vivência de artistas na Amazônia – e uma escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento!

Com idealização, curadoria e direção artística de Renato Rocha, o projeto será exibido no Brasil pela primeira vez após ter circulado em importantes festivais pelo mundo e na COP-26, edição da Conferência do Clima de 2021, que foi realizada em Glasgow. Casa Comum é uma colaboração artística internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA (Ben Foot e Valentina Floris), os 12 artistas amazônicos: Alcemar Vieira Sateré, André Sateré, Elizete Tikuna, Jaqueline Santos, Jayne Kira, Rafa Militão, Rafael Bqueer, Roberta Carvalho, Uýra, Valda Sateré,  Verlene Mesquita, Wellington Dias, além dos premiados cineastas Takumã Kuikuro do Xingú e Rafael Ramos, de Manaus, do artista sonoro Daniel Castanheira, do Rio de Janeiro, e da Galharufa Produções Artísticas.

Através da uma experiência híbrida – colaboração digital e imersão na Amazônia em suas florestas, rios e cidade – com o povo indígena Sateré Mawé, o grupo de artistas utilizou a videoarte, a performance, as artes visuais, o vídeo performance e a arte sonora como suporte para pensar o planeta como uma casa comum. Era fundamental ouvir as vozes amazônidas e as cosmovisões indígenas sobre o planeta e produzir narrativas não hegemônicas que pensem sobre as atuais crises climática e humanitária.

Inspirado no termo “casa comum” usado nas cosmovisões indígenas, no qual se refere ao planeta Terra como um lar para todos os seres vivos – um conceito enfatizado por Ailton Krenak na conferência de Lisboa, em 2017 –, a pesquisa explora o alerta do colapso ecológico através do olhar de uma cultura intimamente ligada à natureza, e o impacto da atividade humana sobre ela. “Tornamo-nos alienados deste organismo do qual fazemos parte, a Terra, e passamos a pensar que ela é uma coisa e nós somos outra: a Terra e a humanidade” (Krenak), mas a Terra, nossa casa comum, tem um limite.

“Por meio da cultura e suas múltiplas linguagens, o Futuros – Arte e Tecnologia busca engajar o público em debates e reflexões conectados com o nosso tempo. CASA COMUM abre a nossa programação em 2024 combinando arte, diversidade e urgência socioambiental com obras, debates e performances de artistas do norte do país. Assim, ao realizar esta exposição, um manifesto de vozes amazônidas e sua perspectiva da relação entre homem e natureza, reafirmamos nosso propósito de valorizar a diversidade de tradições e identidades, indispensáveis para construção de futuros mais sustentáveis, justos e inclusivos”, ressalta Victor D’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro.

A exposição Casa Comum conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Oi, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A mostra integra a programação do Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia e gestão cultural do Oi Futuro, que oferece uma agenda cultural diversificada no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia. Os patrocinadores do Vem, Futuro! são a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

 

Ficha técnica

Casa Comum
de quarta-feira a domingo, das 11h às 20h
de 10 de janeiro a 10 de março
Entrada franca

Artistas criadores: Alcemar Vieira Sateré, André Sateré, Elizete Tikuna, Jaqueline Santos, Jayne Kira, Rafa Militão, Rafael Bqueer, Roberta Carvalho, Uýra, Valda Sateré, Verlene Mesquita e Wellington Dias.

Idealização, curadoria e direção artística: Renato Rocha

Estúdio criativo: Sdna Ltd

Captação de imagens: Takumã Kuikuro e Rafael Ramos

Criação, instalação e desenho sonoro: Daniel Castanheira

Expografia e direção de arte: Cachalote Mattos e Renato Rocha

Iluminação: Paulo Denizot

Colaboração técnica videográfica: Plínio Pietro

Som: Boca do Trambone

Assistência de direção e pré-edição geral: Breno Buswell

Cenotecnia: Moisés Cupertino

Equipamentos audiovisuais: Novamidia Equipamentos

Coordenação técnica audiovisual: Alexandre Bastos

Assessoria de imprensa: Ney Motta

Fotografia: Renato Mangolin

Criação gráfica, Marketing digital e mídias sociais: Lead Performance

Produção: Galharufa Produções

Direção de produção: Sérgio Saboya e Silvio Batistela

Produção executiva: Carlos Chapéu

Assistência de produção: Cajú Bezerra

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade