Acessibilidade
Apoie FUTUROS

CINECLUBE – SESSÃO PARA ADULTOS

CINECLUBE – SESSÃO PARA ADULTOS

31/12/1969

19h - 23h

Oi Futuro BH

Salvar na Agenda
Início Término

O Oi Futuro, em parceria com a Lume Filmes, apresenta a Mostra em Homenagem a Sergio Ricardo, diretor, ator, cantor, compositor e um dos grandes nomes da cultura brasileira.
 
No último sábado de novembro, será exibido o drama Sementes da Vida”, de Sinisa Dragin. 
 
 
Dia 1º:
 
 
Esse mundo é meu” – 1964  (78min)
 
Vidas, sonhos, amores e desilusões de dois trabalhadores do morro carioca. O primeiro longa do diretor mistura com maestria ao Cinema Novo fortes influências do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. Obra-prima do cinema brasileiro. Considerado pela Revista Cahiers Du Cinema um dos cinco melhores filmes de 1964.
 
Dia 8:
 
 “Menino da calça brança – 1961  (22min)
 
Em um conto de Natal às avessas, Sérgio Ricardo faz um registro poético da infância ameaçada, no olhar de um menino da favela que sonha ganhar uma calça branca.  Uma das melhores manifestações do cinema de poesia em nosso país.
 
“Pé sem chão” – 2014 (14min)
 
A ação é sintetizada no drama de uma mulher negra e seu dependente doente que se vem obrigados a abandonar o barraco onde vivem. Um pequeno episódio dos tantos que seguem ocorrendo nas favelas.
 
Dia 15: “Juliana de amor perdido – 1970  (92min)
 
O apito de um trem de carga vem provocar a consciência dos pescadores do litoral. Um estrangeiro, proprietário da ilha, mantém os pescadores escravizados, alimentando seu misticismo por meio de Juliana, tida como santa em toda a região. O filme é uma fábula lírica e simbolista de uma beleza transfigurante.
 
Dia 22: “A noite do Espantalho – 1974  (100min)
 
Passado em Nova Jerusalém, é um dos mais ousados filmes brasileiros. Ópera sertaneja que narra a luta de camponeses expulsos das terras de um coronel, a comando de um diabólico dragão. Muito surrealismo e psicodelia regionalista nessa grande obra-prima, que revelou, de uma só vez,  talentos como Alceu Valença e Geraldo Azevedo.
 
Dia 29:  “Sementes da Vida” – Direção: Sinisa Dragin – Drama Áustria/Servia/Romênia 2010 (115min)
 
Vivendo dramas distintos, dois pais se conhecem por acaso no Rio Danúbio, que corta diversas capitais europeias. Um é romeno e está à procura de sua filha, que foi forçada a se prostituir em Kosovo. O outro é um sérvio que deseja encontrar o corpo de seu filho, morto em um acidente de carro na Romênia. Eles viajam pelo rio com um condutor de barcas que conta a história de uma lendária travessia que ocorreu há mais de 200 anos.
 
Sábado, 19h | Multiespaço | Entrada franca
Classificação etária: 14 anos
Sujeito à lotação

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade