Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Comunidade UX

Comunidade UX

De 23/02/2022 à 03/04/2022

Quarta a domingo, das 11h às 18h

Salvar na Agenda
Início Término

Idealizado pela mesma equipe por trás do Festival de Arte Digital, o Comunidade UX promove, de forma simultânea, expressões artísticas e ações de formação ligadas à arte digital para artistas emergentes oriundos de comunidades periféricas da cidade do Rio de Janeiro. De 23 de fevereiro até o mês de abril, a Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro será ocupada pelo Comunidade UX em suas diferentes etapas, que poderão ser acompanhadas pelo público.

Um espaço para experimentações artísticas digitais e aberto a expressões variadas como animações, design, games, filmes, netart, arte digital, crypto art, apresentações e performances digitais, dados, informação e cidadania digital, o projeto se divide em dois módulos de ação e reúne, de forma autoral, uma ampla gama de interesses.

No primeiro módulo, serão oferecidos workshops, palestras e rodas de conversa em temas como Arte Digital/Cultura Digital; Decolonialismo Digital; Afrofuturismo; Sociedade Pós Digital; Cidadania e Direitos Digitais / Web 3.0 e Blockchain / CryptoArt. O objetivo é promover um diálogo entre os desejos e as necessidades das comunidades cariocas em relação à arte e à cultura digital como movimento de ponta artístico e cultural.

O segundo módulo contempla a exibição dos trabalhos integrantes da exposição digital em um framework construído como um cenário digital informacional. Inicialmente, serão apresentadas obras de autoria dos formadores e curadores das ações de formação. Ao longo do processo, até abril, serão substituídas pelas criações dos participantes.

Uma exposição nova a cada dia com a periferia no centro

O Comunidade Ux ocupa o Oi Futuro inovando no formato.  Propõe a descentralização de hierarquias de produção e curadoria e também ao construir uma exposição work in progress, que ganha novos conteúdos a partir do desenlace, em tempo real, das oficinas, debates e demais ações formativas do projeto. Ou seja, o que o público ver  hoje no cubo branco não será o mesmo que ao final da exposição.

Como parceiro estruturante, o Comunidade UX conta com a LabSonica, laboratório de experimentação artística do Oi Futuro, onde serão realizados os workshops sobre arte, ciência e tecnologia. O objetivo do Comunidade UX é possibilitar a produção de trabalhos de arte digital de artistas descentralizados, residentes de periferias, das regiões metropolitanas e que estão à margem dos grandes circuitos da arte e foram afetados sensivelmente pela pandemia.

“A contribuição destes artistas híbridos no projeto Comunidade UX é uma encruzilhada, que conflui em trocas formativas que promovem a emancipação e visibilidade, a partir do momento em que se apresentam como curadores, formadores, palestrantes e constroem trânsitos com artistas em formação, que partem das mesmas vivências. Tudo isso culmina em uma proposição para o futuro, na construção de novas realidades”, analisa Zaika dos Santos, coordenadora das ações formativas, e palestrante com os temas “Afrofuturismo e Afrofuturismo 2.0 – Arte, Ciência e Tecnologia” e “Afrofuturalidades e BlackAcceleration”.

Participam da ocupação Comunidade UX no Centro Cultura Oi Futuro Diego Cerqueira (engenheiro de software),  Fausto Vanin (agente da transformação digital), Felipe Nunes (artista visual multimídia), Kerolayne Kemblim: (artista visual), Lauro Gripa (engenheiro de Software), Lorran Dias (diretor e roteirista), Lucas Lima (engenheiro mecânico), Nicole Pessoa: (desenvolvedora e educadora), Pitter Rocha – (guitarrista, compositor, educador e pesquisador), Thais Alvarenga – (fotógrafa documentarista), Vítor Del Rey (cientista social),  Vitor Milagres (artista multimídia), Podeserdesligado (produtora musical), Zadô (artista multimídia e tatuador) e Zaika dos Santos (multiartista e pesquisadora).

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade