Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Festival Multiplicidade

Festival Multiplicidade

De 03/02/2022 à 03/04/2022

De quarta-feira a domingo, das 11h às 18h.

Salvar na Agenda
Início Término

Data: 03/02 a 03/04

A Festival Multiplicidade 2022_ANO 17 será celebrada com transmissão ao vivo pelas redes sociais do festival no dia 2 de fevereiro. A performance vai gerar uma instalação visual e sonora, que estará disponível aos visitantes do Centro Cultural já no dia 3.

Duas semanas depois, estreia a instalação “Bloom”, de Maotik, que vai ocupar a galeria do quarto andar do prédio entre os dias 16 de fevereiro até o fim do evento, em 03 de abril. A obra interativa, que reage ao movimento e aos gestos do público criando imagens plasticamente impactantes, já rodou diversos países do mundo, como França, Suíça e Itália e Egito, e chega ao Brasil pela primeira vez. Construída como uma arquitetura visual e sonora, a instalação tem um alto processo de criação aleatória de forma que cada interação com Bloom é única e inimitável.

A partir de março, o Festival Multiplicidade 2022_ANO 17 vai abrigar o projeto Amplify DAI (Digital Arts Initiative), uma iniciativa do British Council e Oi Futuro, visando as trocas culturais, através de residências entre artistas identificadas como mulheres de várias nacionalidades, em parceria com o MUTEK (Canadá), Arte Lab (Argentina) e SomersetHouse (Reino Unido), e com os festivais brasileiros, Novas Frequências e Amazônia Mapping selecionados juntos ao Multiplicidade. O projeto, que chega ao Brasil pela primeira vez, vai ter o Multiplicidade como um dos parceiros, promovendo as residências artísticas entre duas duplas escolhidas pelo festival:  a artista visual Heather Lander (Reino Unido); a artista sonora Erika Alves (BR); a artista sonora Robin Buckley ou rkss (Reino Unido); e a artista visual VJ Grazzi (BR).

A obra audiovisual inédita resultante desses encontros vai ser exibida virtualmente e replicada no Oi Futuro, junto à apresentação dos resultados das outras parcerias do projeto Amplify DAI. O momento final conta também com um debate sobre o papel feminino na (re)criação artística em um mundo pós pandêmico, com diversas convidadas, entre artistas, produtoras, técnicas e curadoras. O evento será sonorizado pela DJ e produtora Marta Supernova.

Além do Amplify DAI, o Multiplicidade traz, em mais uma cooperação com o Instituto Cultural da Dinamarca, a obra audiovisual inédita “Unite”, do músico dinamarquês Rumpistol. Acompanhado do seu quarteto e do artista visual Marius Nielsen, com sua sonoridade pastoral e seus hipnóticos visuais, Rumpistol propõe um momento de pausa e reflexão sobre a condição humana, após o próprio ter sofrido um “burnout”.

 A ocupação do centro cultural pelo Festival Multiplicidade 2022_ANO 17 vai se estender igualmente ao teatro do prédio no Flamengo, com uma série de “instalações #tbts”, relembrando momentos marcantes da trajetória do evento, como o vinil “Barulho”, a performance “Blind date” de Naná Vasconcelos, na qual ele anteviu o apagão do Brasil, a série MULTIPLICIDADE no Canal Brasil que atingiu mais de 1 milhão de pessoas, os 11 livros editados ao longo desses 17 anos e a desafiadora performance “Máquina – Parte I”, de Gabriela Mureb, realizada em 2017.

Já o térreo do prédio do Oi Futuro vai receber “Sensing knife”, uma experiência de realidade aumentada e espacialização sonora, desenvolvida por artistas-cientistas da Universidade Humboldt – Berlin, e uma apresentação do projeto Nine Earth, em parceria com British Council, desenvolvido para a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) para discutir a sustentabilidade dos consumos em diferentes territórios do mundo.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade