Acessibilidade
Apoie FUTUROS

MIHNA – Museu Imaginário de História Natural da Amazônia

MIHNA – Museu Imaginário de História Natural da Amazônia

De 03/11/2021 à 23/01/2022

De quarta a domingo, das 11h às 18h

Salvar na Agenda
Início Término

Instalação sonora

De 3 de novembro a 23 de janeiro
Quarta a domingo, 11h às 18h
Entrada franca

A 11ª edição do Festival Novas Frequências apresenta, no Centro Cultural Oi Futuro, a instalação MIHNA – Museu Imaginário de História Natural da Amazônia. Com foco nas urgências socioambientais atuais e o papel da Amazônia, os artistas e pesquisadores Bruno Garibaldi, Gabriel Verçoza e Luisa Puterman propõem um museu sem portas e paredes que busca refletir sobre as relações que os humanos têm com os ambientes em que vivem. Segundo os idealizadores do museu imaginário, “assim como livros, mapas e bibliotecas, os museus não são apenas ferramentas que afirmam narrativas específicas, mas sim espaços de produção de conhecimento”.

A instalação sonora é uma coleção de sons e histórias que abrem a escuta como portal de entrada para paisagens, ecologia e cultura da floresta amazônica. De pequenos contos sobre pássaros a expedições poéticas na floresta de Igapó, essas narrativas assumem diferentes formatos, contemplativos e informativos. Uma série de personagens e cenários dão voz a histórias de evolução, produção de alimentos, resiliência e violência, geologia, uso da terra e futuros possíveis.

Para o curador do Festival Novas Frequências, Chico Dub, “a instalação é um trabalho que estimula o desenvolvimento de uma escuta mais atenta em detrimento do bombardeio de estímulos visuais a que estamos acostumados diariamente”.

Direção artística e curadoria: Chico Dub

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade