Acessibilidade
Apoie FUTUROS

"PROTOESTRUTURAS"

"PROTOESTRUTURAS"

31/12/1969

h - h

Oi Futuro Ipanema

Salvar na Agenda
Início Término

ARTE E TECNOLOGIA JUNTAS NA EXPOSIÇÃO “PROTOESTRUTURAS”
SÓ ATÉ DOMINGO (07/07)
 
Madeiras, lâmpadas, acrílicos, dispositivos eletrônicos e vídeos. Esses elementos estão na construção das estruturas/protótipos que compõem a exposição ProtoEstruturas, em cartaz na Galeria de Artes Visuais do Centro Cultural Oi Futuro, em Ipanema. A mostra surge da vontade do Moleculagem em transpor a prática artística do campo digital para o mundo físico.
 
O coletivo de artistas do Rio de Janeiro, formado por Alexandre Aranha, Bernardo Varela, Pablo Ribeiro, Pedro Conforti e Sol Galvão, criou um ambiente imersivo de cores, formas, e sons. As peças expõem seu interior de uma maneira crua, com fios e lâmpadas aparentes, parecendo assim um prédio sem paredes. É uma espécie de organismo digital/analógico.
 
“As fronteiras entre arte, vídeo, música e tecnologia estão cada vez mais diluídas neste início de século. Por isso, o que o Moleculagem faz está totalmente inscrito numa ideia sobre o que é a arte no século XXI”, explica Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro.
 
A tecnologia é algo, que num olhar apressado não costuma ser associado à arte. No entanto essa aproximação sempre existiu, defende Aranha. “Através da história a arte sempre esteve apoiada pela última tecnologia disponível, como por exemplo durante o Renascimento quando os artistas passaram a contar com “avanços tecnológicos” como a pintura a óleo e a perspectiva”, diz o artista. Bernardo concorda que as duas coisas juntas não causam estranhamento: “Nossa geração já nasceu vendo TV. A tecnologia é só uma ferramenta.”
 
Sobre o exercício de transportar a prática artística do digital para o físico, Pedro resume o que motivou o grupo: “Chegamos à conclusão de que o suporte físico potencializa demais a experiência do conteúdo digital, além de criar um resultado que só pode ser  experimentado completamente ao vivo, num local específico, ao invés de virtualmente, numa tela”
 
Até 7 de julho | Galeria (térreo)
Terça a domingo, 13h às 21h
Entrada franca | Classificação etária: livre

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade