Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Ressonâncias, de Mariana Manhães

Ressonâncias, de Mariana Manhães

De 15/02/2023 à 26/03/2023

De quarta a domingo, das 11h às 20h

Salvar na Agenda
Início Término

A imaginação e a linguagem sempre permearam as obras de Mariana Manhães. Ela cria animações a partir de imagens que estão presentes em sua vida cotidiana. Desde 2005, começou a fazer peças em que todos os eventos dentro da obra eram consequências do comportamento dessas animações.

A obra, “Prenúncio da Saliva”, criada especialmente para o Ressonâncias, é uma máquina instalação que propõe uma realidade própria na esfera da imaginação. A artista transformou a galeria do nível 4 do Centro Cultural Oi Futuro em seu ateliê. A obra foi praticamente toda construída dentro da galeria, numa produção integrada com o espaço expositivo.

A artista convida os visitantes a pensarem além do antropos. Ao entrarem na sala, os visitantes serão apresentados a uma situação que não se revela facilmente: uma parte da galeria é isolada por plástico transparente, criando uma espécie de paisagem. Movimentos acontecem dentro desse espaço, que nem sempre são fáceis de serem desvendados. Para quem olha, dá-se a impressão de ver uma topografia de alguma ordem.

Do lado de fora desse espaço isolado, um monitor de LCD apresenta uma paisagem que se mexe, como se fosse um ser vivo. Esse movimento acontece em sincronia com uma voz, que parece ser da própria paisagem, transformando-a num personagem que fala. Sua fala é acompanhada pelo movimento de pedaços de tecido e plástico, que adentram pela área da “topologia” e a transformam. O espaço é permeado pelos movimentos, voz e ruídos de funcionamento da obra em si.

Além da exposição da obra “Prenúncio da Saliva” o projeto também irá oferecer a palestra ‘Entre a criação e a exposição: o espaço expositivo como ateliê da artista’ na qual a artista e a curadora falarão sobre o processo de criação e construção da obra ‘O prenúncio da saliva’. A palestra/roda de conversa será realizada na Casa França Brasil com entrada gratuita.

Obra
Prenúncio da Saliva / 2023
15 de fevereiro a 26 de março
Quarta a domingo das 11h às 20h
Entrada franca

Palestra/Roda de Conversa
‘Entre a criação e a exposição: o espaço expositivo como ateliê da artista’
Casa França Brasil | Sala de leitura
25 de março às 15h, gratuito
Tradução LIBRAS

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade