Acessibilidade
Apoie FUTUROS

VI MOSTRA LIVE CINEMA

VI MOSTRA LIVE CINEMA

31/12/1969

20h - 22h

Oi Futuro Ipanema

Salvar na Agenda
Início Término

Idealização: Marcia Derraik e Luiz Duva
 
Em 2013 a Mostra Live Cinema se consolida como plataforma de lançamento de performances audiovisuais inéditas, além de campo de experimentação e intersecção de linguagens e tecnologias. Com trabalhos que se referem e prestam homenagem ao dispositivo e história do cinema à amostragem de novas tendências, resultados de pesquisa e experimentação, a 6mLC vem cheia de novidades, mais do que nunca aberta às novas possibilidades de realização do audiovisual expandido, sempre de olho no fazer LIVE e na relação entre imagem, performer, projeção, espaço e público.
 
Programação:
 
 
Dia 12 de dezembro, quinta-feira, 20h – Fachada do Oi Futuro:
 
Performance:  “Equações”
Artista: Caio Fazolin
Duração: 30 min
 
O vazio, o nada, o desconhecido não foram inventados, mas sim percebidos pelo homem. O símbolo matemático para o zero surge após a escrita e após grandes civilizações já terem passado pela terra. O objetivo dessa performance é estimular os sentidos da visão e audição ao criar uma relação de causa e efeito entre duas linguagens. Será apresentada em formato vídeo-mapping.
 
Dia 13 de dezembro, sexta-feira, 20h – Teatro:
 
Performance: “Cinema das Atrações”
Artista: Raimo Benedetti
Duração: 45min
 
A performance pretende recriar modernamente uma típica sessão de filmes dos primórdios do cinema, quando não existia um modelo padronizado de exibição. Raimo Benedetti, irá comandar uma sessão de filmes à luz da traquitana, um equipamento low tech de manipulação de imagens ao vivo inventado por ele mesmo. O videoartista atuará de modo interativo com a imagem, som e plateia.
 
Performance:  “Rente”
Artistas: Mirella Brandi e Mueptmo
Duração: 17min
 
Performance audiovisual imersiva, que se apropria dos conceitos do cinema expandido para criar uma narrativa ao vivo, que atravessa a tela de projeção e se estabelece entre a plateia e o palco. Tem seu início com imagens de luz que são projetadas na tela, se fundem e criam movimento, através de jogos desenvolvidos com front light e back light.
 
Dia 14 de dezembro, sábado, 20h  – Teatro:
 
Performance: “Despeço”
Artistas: Gustavo Trres e Felipe Norkus
Duração: 30 min
 
Em “Despeço” são utilizados materiais imagéticos e sonoros pré-gravados, concebidos com outros significados, para outra finalidade. Os artistas projetam loops de memória em filmes super 8, fruto de filmagens caseiras descartadas e adquiridas em feiras, ordenados e articulados de acordo com suas próprias aproximações naturalizadas.
 
Performance: “Crush”
Artistas: Mirella Brandi, Mueptmo e Marina Salgado
Duração: 25 min
 
Performance audiovisual que se apropria de narrativas de imersão visual e sonora realizadas ao vivo, para explorar os limites de um corpo diante de interferências específicas do mundo atual e suas influências diretas, no corpo e na individualidade do ser urbano contemporâneo. Reúne diversas linguagens artísticas de forma interdependente. buscando formas de exploração audiovisual que não distinga fronteiras artísticas.
 
Performance: ” /_|_|_|_/ “
Artistas: Coletivo DOMINA
Duração: 30 min
 
Em tempos onde a música eletrônica é dominada por meios e suportes digitais “/_|_|_|_/” une a experimentação ao resgate de tecnologias obsoletas, destacando o potencial musical, visual e performático de plataformas analógicas. O show se configura pelo fluxo dos artistas no palco, manipulando e improvisando em tempo real narrativas de luz e som.
 
Dia 15 de dezembro, domingo, 20h – Teatro:
 
Nome da Performance: CASHMAN
Artistas: Tiago Vianna e Pedro Pagnuzzi
Duração: 30 min
 
“…um dia despertou e o mundo girava como uma caça-níqueis”. A partir do curta-metragem realizado em 2010 por Tiago Vianna, Mariana Miranda e Gustavo Berocan, Cashman ganha uma nova perspectiva em sua versão remix, com sua música e imagem editados ao vivo. Diante da plateia existe um alvo sensível onde o público pode atirar moedas, alterando a edição e redeterminando fluxo de imagens e a narrativa da obra.
 
Performance:mecânima”
Artistas: DUO b e Fernando Velázquez
Duração: 30min
 
Performance de live images que aborda o universo da música eletrônica de pista a partir da manipulação sonora e visual de objetos de uso cotidiano performados ao vivo e também pré-gravados. O foco é a criação de um evento audiovisual no qual sons do cotidiano, com seus timbres particulares e geralmente alheios ao cenário da música eletrônica de pista (entenda-se rítmica e dançante), transcendam o conceito de paisagem sonora ao que tradicionalmente se associam, agenciando grooves rítmicos e dançantes.
 
De 12 a 15 de dezembro, quinta a domingo
Entrada: R$ 20,00 | Classificação etária: livre
 
*A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade