Acessibilidade
Contato

8 jogos educativos para estimular a consciência negra

19/11/2020

8 jogos educativos para estimular a consciência negra

Para estimular a consciência negra, selecionamos oito jogos produzidos por alunos do NAVE que abordam a pauta racial de forma lúdica e descomplicada. Confira:

1) Coladies é um jogo produzido por meninas negras sobre conceitos básicos de programação.

2) Super Lady. No game, Lady é uma super heroína negra, representante do movimento LGBT que enfrenta diariamente as dificuldades que a sociedade lhe impõe. Ela enfrenta monstros como o racismo, homofobia e machismo personificados.

3) Eledá: o personagem do Candomblé tenta combater o preconceito coletando objetos presentes na religião até chegar ao destino final.

4) Linha Tênue é um jogo de aventura que demosntra a descoberta do racismo sofrido por um rapaz negro.

5) Black Scape: no jogo, o personagem Cris é negro e morador de uma comunidade. Ele acaba de realizar uma compra no mercado mais próximo da sua casa, mas de repente se vê sendo perseguido por um policial que o considera supeito de ter roubado a mercadoria, invés de comprado. Para provar sua inocência, Cris precisa da sua ajuda!

6) Scourge é um jogo do tipo Arena que apresenta a luta histórica de Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares.

7) Colorize é um jogo estilo Arcade (space invaders) onde uma guerreira arcana protege sua cidade de uma invasão de pessoas preconceituosas, todas cinzas. Ela lança feitiços sobre estas pessoas e elas se tornam coloridas. O objetivo é proteger a cidade e impedir que os invasores dominem a cidade.

8) AbikanileUs: o jogo se passa em um universo paralelo de temática steampunk. Através do grupo Abikanile, a protagonista Neema Njeri luta junto com o seu grupo para acabar com as desigualdades que foram construídas a partir de uma guerra passada entre os grupos Kanikas e Safiya.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação


Confira a política de privacidade

Cancelar meu cadastro na rede do Oi Futuro

×

Não quer mais receber os nossos e-mails?

Seu e-mail foi removido com sucesso.