Acessibilidade
Apoie FUTUROS

ALUNOS DO NAVE LEVARÃO A RIO+20 PARA A ESCOLA

04/06/2012

ALUNOS DO NAVE LEVARÃO A RIO+20 PARA A ESCOLA

A Rio + 20, conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.

E para começar a levantar as disucussões sobre os temas da conferência surgiu a NAVE + 20 que tem por objetivos levar os estudantes a conhecer o que aconteceu na Rio 92 e a criar e discutir soluções para o futuro, associando sustentabilidade com tecnologia.

O pontapé inicial para o projeto aconteceu em maio, através de uma semana de encontros para levantar temas que serão abordados na conferência. Esses econtros ganharam o nome de ConversAção Sustentável. As propostas apresentadas pelos alunos foram discutidas pelos colegas e por uma equipe de oito professores de várias disciplinas.

Após esses encontros, os alunos fizeram os ajustes necessários para participar da seleção dos projetos para a Nave+20. Serão três convenções com os temas Biodiversidade e Energia, Água e Lixo e Agricultura, Alimentos e Desperdício.

A ideia dessa conferência interna surgiu dentro de outro projeto, o Naverrrrrde. Desde 2010, um grupo de pesquisa, com base nos três pilares da Rio+20 – o Ambiental, o Econômico e o Social – estuda de que forma podem ser introduzidas condições sustentáveis para a própria escola. Os cinco “erres” do Naverrrrrde discutem o Repensar, Recusar, Reduzir, Reaproveitar e Reciclar.

Os alunos procuram soluções, por exemplo, para o uso de energia nos aparelhos utilizados na escola e para o descarte de papéis discutindo inclusive, a viabilidade econômica de cada escolha. Foram criados times de voluntários para as pesquisas, criação de blogs, elaboração dos projetos – o da coleta seletiva da escola é o carro-chefe –, para o mapeamento de focos de desperdício na escola e para criação de espaços verdes na escola. A substituição dos copos descartáveis por canecas de cerâmica individuais, a introdução do hábito de desligar sempre as luzes e computadores, além da reutilização de papel, foram algumas ações já colocadas em prática.

A Nave+20 vai acontecer de 11 a 15 de junho. Participe e espalhe essa novidade por aí:

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade