Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Alunos do NAVE Rio usam a robótica e o light painting na Virada Sustentável

13/06/2017

Alunos do NAVE Rio usam a robótica e o light painting na Virada Sustentável

A robótica levou água para um jardim e a luz gerou uma mensagem pelo uso racional dos recursos naturais. Na semana do Meio Ambiente, o NAVE Rio participou da Virada Sustentável, principal evento de sustentabilidade cultural no Brasil, usando a tecnologia para ações que beneficiassem o meio ambiente.Professores e alunos dos cursos de Programação e Multimídia da Escola Estadual José Leite Lopes conduziram oficinas de Light Painting e de Robótica no Território Inventivo, espaço para circulação de pessoas, ideias e atitudes criativas gestado pelos coletivos eLABorando, Fora do Eixo – Mídia Ninja e Observatório das Favelas. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos Organização das Nações Unidas (ONU) foram o tema da Virada, que abarcou projetos de arte, cultura, ação e conhecimento. Foi a primeira edição da Virada no Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 11 de junho.

Na oficina de Robótica, os participantes montaram um projeto de captação, filtragem e reutilização de água para um jardim. “A experiência de poder pensar com as pessoas da casa e a nossa equipe uma forma de transformar o universo comum deles foi incrível”, disse a estudante Ludmilla Marroig. “Conseguirmos unir conceitos de ecologia, tecnologia, robótica e visão de mundo, o que tornou tudo isso mais gratificante.”.

Virada Sustentável - Oficina de Robótica para reaproveitar água e beneficiar jardim

Oficina de Robótica que criou estrutura para reaproveitar água e beneficiar jardim

As oficinas de Light Painting dadas pelos professores Letycia Cardoso e Sandro Menezes, do curso de Multimídia, mostraram o passo a passo para a realização de pequenos vídeos de animação a partir da técnica, que captura rastros de luz com uma câmera regulada para alto tempo de exposição. Com o apoio dos estudantes do 3º ano Enzo Santos, Jean Vargas, Letícia Rodrigues e Julyana Daniel, foi criada uma imagem/desenho que chamasse a atenção para a vida sustentável, para ser compartilhada em redes sociais.

Virada Sustentável - Oficina de Light Painting

Representantes do NAVE que participaram da oficina de Light Painting

A Virada Sustentável foi o terceiro evento neste ano com estudantes do NAVE aplicando na prática o conceito da “cultura maker”, em que tecnologias de comunicação e informação são usadas para todos poderem exercer sua capacidade de criar e disseminar suas ideias. Outras experiências foram o Scratch Day, no dia 27 de maio, também no Território Inventivo, e o Arduíno Day, realizado dia 1º de abril, na Escola Estadual José Leite Lopes (NAVE Rio). O Scratch Day incentivou crianças, adolescentes, jovens e adultos a usarem juntos o Scratch, plataforma de programação gratuita e comunidade online para crianças. No Arduíno Day, os alunos fizeram oficinas e debates sobre o uso da placa usada como plataforma de prototipagem eletrônica.

Virada Sustentável - Oficina de Robótica Território inventivo

Oficina de Robótica no Território Inventivo durante a Virada Sustentável

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade