Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Da sala de aula ao Porto Digital: estudante do NAVE cria startup a partir de projeto escolar

04/09/2020

Da sala de aula ao Porto Digital: estudante do NAVE cria startup a partir de projeto escolar

Com apenas 17 anos, o estudante do NAVE Vinnicius Rodrigo é o mais novo empreendedor a ter sua startup selecionada para incubação no Porto Digital, em Recife, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Ele é aluno do terceiro ano do NAVE/Escola Técnica Estadual Cícero Dias, unidade pernambucana do programa de inovação em educação do instituto Oi Futuro. Vinnicius lidera a startup de soluções digitais Cordel, focada no desenvolvimento de aplicações mobile e ambientes educacionais gamificados.

A startup nasceu como um projeto de fim de semestre desenvolvido dentro da escola com outros nove alunos do NAVE, centrado no game “O Pequeno Cabra da Peste” e ampliado para o desenvolvimento de games, aplicativos de aprendizagem e consultoria em gamificação, área em ascensão neste momento de pandemia. “O Pequeno Cabra da Peste” é um jogo com visual da literatura de cordel e que leva para o ambiente do sertão as aventuras de um pequeno príncipe em versão nordestina.

A empresa está no site do Porto Digital , iniciou um período de oito meses de incubação e já pode ser contratada por clientes reais para os seguintes serviços: Jogos digitais e analógicos, aplicações mobile e consultoria educacional em gamificação, com o objetivo de criar ambientes de aprendizado com maior engajamento estudantil e novas ferramentas de ensino por meio do universo lúdico e metodologias ativas.

O aluno, de 17 anos, sempre teve interesse em desenvolver um projeto que marcasse as pessoas. “No 2º ano do Ensino Médio, apareceu essa oportunidade de participar da incubação. Passei a gostar bastante de empreendedorismo e conheci umas ferramentas no NAVE. Isso me motivou muito a desenvolver um projeto de impacto social. É como se eu estivesse colhendo tudo que plantei. Estou muito feliz!”, diz Vinnicius.

Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em Educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital. Instaladas no Rio e em Recife, as escolas do programa funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio de publicações digitais distribuídas gratuitamente e da formação de mais de 1.000 educadores das redes públicas de 53 municípios do Rio de Janeiro e Pernambuco em cursos sobre uso pedagógico de tecnologias, robótica educacional e midiaeducação.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade