Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Decola promove encontro de jovens com o mercado de trabalho criativo e tecnológico

05/10/2023

Decola promove encontro de jovens com o mercado de trabalho criativo e tecnológico

O Decola transformou a Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, em um grande palco de diálogos, encontros e aprendizado sobre inovação, tecnologia, educação, emprego e mercado criativo. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 4, e atraiu dezenas de jovens para as rodas de conversa e oficinas práticas que se desenrolaram por todo o dia. Estudantes cariocas do Ensino Médio e recém-formados puderam tirar dúvidas com profissionais e especialistas em games, programação, animação, produção audiovisual e de conteúdo para redes sociais.

“A importância de um evento como o Decola está não só nas conexões do jovem com as pessoas do mercado, que trazem essa perspectiva aberta de como esse jovem pode se inserir no mercado de trabalho, cultural e artístico. Mas também da interação dos jovens entre si, para perceberem que essas coisas são possíveis. A arte do cinema, do audiovisual está relacionada à arte do encontro e um evento como esse proporciona justamente isso – o encontro”, resumiu o cineasta Leonardo Martinelli, participante da mesa “Audiovisual: da tela do cinema à tela do celular”. Vencedor de cinco Kikitos no Festival de Gramado 2023, com o curta “O Fantasma Neon” (para assistir ao trailer, clique aqui), Leonardo se formou em técnico de roteiro pelo NAVE-Rio e dividiu com o público do Decola sua experiência de vida e de trabalho a partir de sua passagem pelo programa de Educação do Oi Futuro.

Grande parte da manhã no Decola foi dedicada aos jogos digitais, com uma programação que incluiu a mesa “Games: quando jogadores se tornam desenvolvedores”, falando das inúmeras possibilidades profissionais e de geração de renda no universo gamer. Parte da plateia embalou no tema com a oficina “Criando Jogos Digitais”, onde colocaram a mão na massa escrevendo o seu próprio game.

Fechando a manhã, a Arena de Pitching, onde estudantes do NAVE – Núcleo Avançado em Educação apresentaram projetos de aplicativos, plataformas digitais e jogos para uma banca de especialistas convidados. Um deles foi o Clepher, um aplicativo que auxilia familiares de idosos a monitorarem a saúde dos parentes de forma mais eficiente, por meio de um software acessível, e é finalista do ONDA, a Olimpíada Nacional de Aplicativos. Ele foi desenvolvido pela aluna pernambucana Allana Silva, que veio do Recife especialmente para o Decola.

“Eu saí realmente impactada da Arena de Pitching. Primeiro, pela coragem desses jovens de se expôr e apresentar um projeto. Eles e elas já demonstram essa habilidade que muitos são obrigados a adquirir quando já estãon no mercado de trabalho. Ou seja, ainda no ensino médio eles já estão preparados para lidar com esse desafio. E também a qualidade das ideias apresentadas, como a dos aplicativos educacionais, que falam muito com essa geração unindo o desenvolvimento intelectual com o desafio e a diversão. É o tipo de proposta vencedora, sem dúvidas”, disse Letícia Castro, gerente sênior da EY e integrante de uma das bancas.

Além de assistir às apresentações, foi possível ao público também aprender como se preparar para “vender” sua ideia e transformá-la em um negócio. Na parte da tarde, Zé Brandão comandou a oficina “Pitching de Projeto”. O sócio-fundador do Copa Studio, uma das maiores empresas de desenhos animados da América Latina, é também produtor executivo e roteirista da série “Irmão do Jorel”, campeã de audiência no Cartoon Network, e participou ainda da roda de conversa “Animação: a arte do Brasil para o mundo”.

Com a proposta de apresentar as novas tendências do setor criativo de games, animação, tecnologia e audiovisual aos estudantes e recém-formados no Ensino Médio, o Decola foi uma grande imersão na indústria criativa, com oportunidade única para os jovens entenderem um pouco mais sobre o mercado de trabalho nessas áreas . O evento também deu voz e protagonismo aos estudantes das escolas do NAVE do Rio e de Recife para que apresentarem 12 projetos.

“Eu adorei conhecer o projeto NAVE e participar de um evento que trouxe discussões muito importantes e criou esse lugar de aprendizado não só para o público, mas para nós mesmos que participamos das mesas. É fundamental falarmos com a juventude sobre inteligência artificial, algoritmo, postos de trabalho na indústria de produção de conteúdo, e compartilhar experiências, como a importância de se adaptar e ao mesmo tempo se manter fiel ao que você se identifica”, afirmou a jornalista e podcaster Isabela Reis, dos podcasts “Angu de Grilo” e “Conselhos que Você Pediu”.

O Decola faz parte do projeto NAVE Mídia_LAB, realizado pela Baluarte Cultura e pelo Oi Futuro, e é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

Conheça os projetos dos alunos do NAVE apresentados na Arena Pitching:

 

Clepher: é um aplicativo destinado para familiares de pessoas idosas que querem ter uma melhor eficiência no monitoramento da saúde, fazendo acompanhamento por meio de um software acessível e de fácil utilização. O app criado com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS) ficou em 2º lugar na Olimpíada Pernambucana de Aplicativos (OPA) e é finalista nacional na Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA).

Encurralada: Neste jogo, a protagonista acorda sem memória após um trauma e precisa fugir de um local desconhecido. Ela foi sequestrada pelo próprio marido, e o objetivo é ajudá-la a fugir desse ambiente, saindo de um relacionamento abusivo.

HOOPERS-X: O aplicativo tem o objetivo de noticiar e informar os fãs de basquete sobre as ligas internacionais e nacionais, atualizando-os com notícias diárias e classificação em tempo real. O usuário também poderá ver os detalhes e escalações das partidas que irão acontecer, já aconteceram e que estão acontecendo. O propósito é aumentar a visibilidade do basquete no Brasil, principalmente o brasileiro, sabendo que temos poucos canais de informações de basquete no Brasil.

ISpace Station: O projeto é uma iniciativa desenvolvida pelo estudante Gabriel Mourelli. O objetivo é criar um console de entretenimento único e acessível como demonstração das possibilidades criativas de projetos makers que envolvam Programação de Jogos e Robótica Educacional. Para construir o ISpace Station, foi utilizada uma abordagem de integração de hardware e software: o hardware do console foi confeccionado com a ajuda de uma impressora 3D para projetar e imprimir as peças necessárias. Já o software foi programado com uma Raspberry Pi, com ambiente de desenvolvimento Godot.

Living Land: Living Land é um eletrizante jogo em 3D com uma única fase, onde o objetivo é libertar os animais aprisionados em gaiolas, símbolo da destruição causada pelos humanos. No entanto, você deve ter cuidado para não ser capturado pela temível Luz Negra, pois isso custará sua vida. No papel de Bolinha, o boto, você assume a missão de resgate dos animais e a responsabilidade de protegê-los da Luz Negra. Sua habilidade e agilidade serão cruciais para enfrentar esse vilão sinistro e garantir a liberdade dos indefesos. Está pronto para aceitar essa missão de resgate? A vida da fauna depende de você!

Papo Reto: Uma Revista informativa que aborda diferentes aspectos sociais, culturais e políticos do estado do Rio de Janeiro. Seu diferencial é trazer um conteúdo que junta informação e projeto gráfico com foco em um design informativo agradável e de fácil entendimento. Dessa forma, a revista propõe discussões sobre temáticas que permeiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) da ONU. A ‘PAPO RETO’ quer conectar o público jovem através de notícias sobre arte, entretenimento, cultura e educação.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade