Acessibilidade
Apoie FUTUROS

‘Decola’ vai conectar estudantes ao mercado de trabalho de games, animação e audiovisual

28/09/2023

‘Decola’ vai conectar estudantes ao mercado de trabalho de games, animação e audiovisual

Apresentar as novas tendências do setor criativo e ao mercado de trabalho de games, animação e audiovisual aos estudantes e recém-formados no Ensino Médio. Esta é a proposta do Decola, evento gratuito que acontece dia 4 de outubro, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. A vasta programação conta com oficinas práticas e rodas de conversa com profissionais do mercado de trabalho, palestras e exposição de projetos desenvolvidos por estudantes do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa do Oi Futuro em parceria com as secretarias estaduais de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Para acessar a programação completa e garantir a participação no Decola, os interessados precisam retirar seus ingressos gratuitamente aqui .

“O Decola será uma grande imersão na indústria criativa, oportunidade única para os jovens que queiram entender um pouco mais sobre o mercado de trabalho em áreas de tecnologia e inovação. No evento, também vamos dar voz e protagonismo aos estudantes das escolas do Rio e de Recife para que apresentem seus projetos”, afirma Aline Almeida, gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.

Ao longo de todo o evento, os participantes terão a chance de aprender, ouvir histórias e interagir com profissionais da indústria criativa que transformaram as suas paixões em oportunidades de trabalho. Quatro rodas de conversa, focadas em games, animação, audiovisual e redes sociais vão contar com experientes nomes do mercado, como Zé Brandão, sócio fundador do Copa Studio, uma das maiores empresas de desenhos animados da América Latina, indicada ao Emmy Kids Internacional por ‘Irmão do Jorel’; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames); Marlus Araújo, designer, diretor de arte, programador criativo e fundador do MUSEU.XYZ; e Isabela Reis, jornalista, produtora de conteúdo e podcaster.

“O mercado de trabalho está exponencialmente sendo transformado. Sabemos, com os dados da pesquisa “Futuro do Trabalho” (Fórum Econômico Mundial e Fundação Dom Cabral), que 23% das ocupações devem se modificar até 2027 e que as inovações e disrupções tecnológicas vão, ao mesmo tempo, criar e eliminar milhões de empregos. O Decola foi pensado para ser um espaço em que jovens terão a oportunidade de se conectar com a realidade do mundo do trabalho no segmento da Economia Criativa, que hoje responde por 3,11% do PIB no Brasil e que teve crescimento de 78% na última década, revelando-se um dos principais setores da empregabilidade neste mundo em acelerada transformação”, ressalta Paula Brandão, sócia e diretora da Baluarte Cultura.

O Decola terá ainda a exposição de 12 projetos de estudantes do NAVE Rio e NAVE Recife, que desenvolveram jogos, aplicativos e plataformas digitais com variadas funcionalidades durante as aulas nas escolas. É o caso do da aluna pernambucana Allana Silva, que virá ao Rio apresentar o Clepher, um aplicativo que auxilia familiares de idosos a monitorarem a saúde dos parentes de forma mais eficiente, por meio de um software acessível, e é finalista do ONDA, a Olimpíada Nacional de Aplicativos.

Outro projeto de destaque é o jogo Guardião da Floresta, desenvolvido por cinco alunos do NAVE Rio, que busca conscientizar os jogadores sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica fazendo uso de gráficos em 3D e jogabilidade cativante. Os projetos estarão em exposição na Biblioteca Parque Estadual durante todo o evento, e seis deles também vão participar de uma arena de pitching, na qual os jovens irão apresentar suas ideias para uma banca de profissionais de mercado. 

O Decola faz parte do projeto NAVE Mídia_LAB, realizado pela Baluarte Cultura e pelo Oi Futuro, e é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade