Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Educação pela igualdade racial: o Oi Futuro ajudando a transformar o presente

14/07/2021

Educação pela igualdade racial: o Oi Futuro ajudando a transformar o presente

Há 70 anos, no dia 3 de julho de 1951, o Congresso Nacional aprovava a primeira lei contra o racismo no Brasil. Esta data marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, um estímulo para a reflexão sobre a garantia de direitos e a inclusão. No Oi Futuro, a cocriação de projetos transformadores incentivam a diversidade e a busca por visões amplas: por meio de parcerias em todo o país, o instituto realiza, apoia ou patrocina programas, projetos e iniciativas plurais. 

Na área de Educação, o Núcleo Avançado em Educação (NAVE) é o investimento do Oi Futuro para transformar as futuras gerações. As duas escolas – no Rio de Janeiro e no Recife – funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras. Com o objetivo de estimular práticas que colaborem para a igualdade racial, o NAVE promove movimentos que abordam o assunto e permitem a manifestação artística dos estudantes. Exemplo disso é o Hackaxé, um Hackathon feito em conjunto aos alunos, que desenvolveram produtos a partir do conhecimento adquirido durante as oficinas realizadas no ano letivo. 

Um destes produtos é o curta Os Irmãos, em que os alunos exploram situações do cotidiano que reforçam o estereótipo de pessoas negras como perigosas. Já no vídeo E se fosse você?, o grupo aborda a violência perpetuada pelo racismo, indicando que 75% das vítimas de homicídio no Brasil são negras. O projeto Você Sabe distribuiu fotos de estudantes negros com a tarja “não se cale” e um QR Code para um jogo criado por eles. Baseado no videogame Gênio Quiz, perguntas sobre personalidades importantes da cultura negra foram elaboradas para compartilhar o conhecimento. 

O trabalho Negros na Tecnologia consiste em uma série de cartazes que falam sobre a representatividade dos profissionais negros na tecnologia. Em Aceitação do Movimento Negro, quatro adolescentes foram entrevistados para um podcast que retrata a mensagem da consciência negra. No vídeo Até onde vai o racismo?, estudantes e funcionários do NAVE Recife reforçam a mensagem de inclusão. Além disso, games educativos que abordam a discriminação racial foram desenvolvidos por outros alunos. Conheça alguns deles: 

AbikanileUs: O jogo se passa em um universo paralelo de temática steampunk (subgênero da ficção científica), e conta a história dos negros e a luta pela igualdade de direitos e oportunidades. A partir do grupo Abikanile, a protagonista Neema Njeri luta junto à equipe para acabar com as desigualdades que foram construídas após uma guerra entre os grupos Kanikas e Safiya.

Black Scape: O racismo ainda é uma questão, mesmo em um mundo globalizado. No jogo, Cris é negro e morador de uma comunidade. Ele acaba de realizar uma compra no mercado mais próximo da sua casa e de repente se vê perseguido por um policial, que acredita que ele pode ter roubado a mercadoria. Ele precisa provar a sua inocência. No jogo, o objetivo é ajudar o protagonista a chegar até a delegacia, desviando dos obstáculos antes do policial pegá-lo.

Colorize: Um jogo estilo arcade (space invaders) onde uma guerreira arcana protege a cidade de uma invasão de pessoas preconceituosas (todas cinzas). Ela lança feitiços sobre estas pessoas e elas se tornam coloridas. O objetivo é proteger a cidade e impedir que os invasores dominem. 

Eledá: Um personagem do Candomblé tenta combater o preconceito coletando objetos presentes na religião até chegar ao destino final.

 – Linha Tênue: Um jogo de aventura que demosntra a descoberta do racismo sofrido por um rapaz negro.

Scourge: É um jogo do tipo Arena que apresenta a luta histórica de Dandara dos Palmares, esposa de Zumbi dos Palmares. 

Super Lady: Nele, Lady é uma super heroína negra, representante do movimento LGBTQIAP+ que enfrenta diariamente as dificuldades que a sociedade lhe impõe. Ela combate monstros como o racismo, homofobia e o machismo personificados.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade