Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Ideb 2021: NAVE-PE no ranking das melhores escolas públicas estaduais do país

20/10/2022

Ideb 2021: NAVE-PE no ranking das melhores escolas públicas estaduais do país

Escola fundadora do principal programa de Educação do Oi Futuro, o Núcleo Avançado em Educação (NAVE), a Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife é uma das 10 melhores escolas públicas estaduais de Ensino Médio do Brasil. Ela ocupa o 9º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2021, que avaliou mais de 19 mil escolas de todo o país. Considerando apenas escolas estaduais de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, com o resultado de 6,8 no Ideb o NAVE é a melhor de Pernambuco no ranking.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica brasileira. Ele é calculado pelo Governo Federal, a partir de dados de aprovação escolar (do Censo Escolar) e as médias de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Para ter acesso à lista completa do Ideb, clique aqui.

Com 134 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais,o NAVE foi concebido pela Oi e o instituto Oi Futuro em conjunto com os governos de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Em 2006, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, o NAVE foi responsável por abrir as portas da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Recife, unindo uma escola pública de Ensino Médio a cursos técnicos voltados para as economias criativa e digital. No estado de Pernambuco, o NAVE foi precursor da política pública de Ensino Médio em tempo integral com currículo integrado à educação técnica. Dois anos depois, foi a vez do Rio de Janeiro ganhar uma unidade do NAVE, no bairro da Tijuca, Zona Norte da cidade. As duas unidades escolares foram criadas e lançadas para implementação do programa.

“Esse resultado é fruto de nossa escolha pelo modelo de parceria público-privada para construção de uma escola que busca diariamente ser mais atrativa e engajadora, centrada no humano, que investe na capacitação de professores e que prepara os jovens para as economias digital e criativa formando cidadãos críticos e transformadores de suas realdiades. Durante os três anos de Ensino Médio, os estudantes crescem como protagonistas de suas histórias de vidas e preparados para o mercado de trabalho”, destaca Sara Crosman, presidente do Oi Futuro.

 

Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados

Reconhecido pela Microsoft em 2013 como uma das 80 escolas mais inovadoras do mundo, o NAVE Recife está inserido no ambiente do Porto Digital, parque tecnológico no centro histórico da capital pernambucana. Por meio da integração curricular regular com formações técnicas em Multimídia e Programação de Jogos Digitais, os jovens aprendem sobre design, robótica, aplicativos, programação de jogos, curtas em vídeo e animação, reunindo-se em equipes multidisciplinares para desenvolver projetos. Ao longo dos últimos anos, os alunos publicaram online mais de 110 apps e jogos.

“Fazemos parte de uma comunidade colaborativa de aprendizagem em que o agente principal é o estudante. Temos uma equipe de professores consolidada e focada em ajudar os nossos jovens a se tornarem cidadãos conscientes e preparados para o mundo do trabalho, promovendo uma educação de qualidade e com equidade. Avaliamos com frequência se a metodologia que utilizamos está sendo interessante para o nosso aluno, se está sendo significativa, viva, disruptiva. Só quando a escola se torna um lugar atrativo, acontece a aprendizagem”, acredita Aldineide de Queiroz, diretora da ETE Cícero Dias / NAVE Recife.

Os cursos do NAVE  são desenvolvidos em parceria com instituições especializadas em diferentes áreas de conhecimento, entre elas a CESAR School, principal parceiro técnico de implementação. Assim, os estudantes concluem o Ensino Médio com uma formação profissional e aptos a ingressar no mercado de trabalho como programadores, designers, artistas visuais, profissionais do audiovisual e em outras profissões que ainda surgirão em um mundo em constante mudança tecnológica.

O programa também investe na formação continuada de seus professores e de docentes de todas as redes do país, sem os quais uma educação de qualidade não é possível. Em 16 anos de existência, o programa já formou 3,4 mil professores de todo o Brasil, sistematizou 156 práticas pedagógicas em sete publicações multimídia (entre e-books, websérie e guias digitais) e acaba de lançar a Órbita – Trajetórias Educacionais, uma plataforma de conteúdos feitos por professores NAVE e formações gratuitas para profissionais de educação, desenvolvida em parceria com o British Council.

Conheça mais do Núcleo Avançado em Educação acessando a página do NAVE aqui.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade