Acessibilidade
Contato

Inscreva-se: formação gratuita em robótica e cultura digital para educadores da rede pública

03/08/2020

Inscreva-se: formação gratuita em robótica e cultura digital para educadores da rede pública

Estão abertas as inscrições para dois cursos online e gratuitos voltados para professores de ensino médio de todo o Brasil: Introdução à Robótica Educacional Cultura Digital para Educação Criativa. Desenvolvidos pelo programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), os cursos serão oferecidos online por meio de plataforma digital.

Até 9 de agosto, educadores podem se inscrever em nosso site para uma das 50 vagas disponibilizadas em cada curso. As aulas vão acontecer em agosto e setembro e ao fim dos cursos, haverá uma avaliação para entrega de certificados digitais aos participantes.

O NAVE, programa de inovação em educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, com foco nas economias criativa e digital, já formou mais de 1.000 educadores das redes públicas do Rio de Janeiro e de Pernambuco em Robótica Educacional e Cultural Digital, com cursos semipresenciais oferecidos regularmente nas duas escolas do programa, no Rio e em Recife. Agora, no formato 100% online, o programa poderá ampliar esse atendimento para professores de todas as regiões do país.

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde professores desenvolvem e sistematizam soluções que podem ser customizadas para outras escolas da rede pública. Neste cenário da pandemia, os cursos foram repensados para o ensino remoto, reforçando o nosso compromisso com o compartilhamento do conhecimento para apoiar educadores nos desafios da aprendizagem em mídias digitais” diz Carla Uller.

Sobre os cursos

Em Introdução à Robótica Educacional, o objetivo é apresentar métodos e ferramentas para a construção de artefatos e projetos voltados para situações de ensino-aprendizagem.  As aulas serão síncronas, com atividades práticas tipo mão-na-massa e orientação em tempo real de educadores do NAVE. Com carga horária de 18 horas, o curso foi desenvolvido em parceria técnica com a CESAR School.

 

Objetivos de Aprendizagem:

– Conhecer a plataforma Arduino, principais componentes e suas aplicações;

– Compreender a diferença entre a linguagem em texto e linguagem em bloco;

– Aplicar conhecimentos de programação em projetos de baixa complexidade em ambientes digitais (led e sensores de luminosidade);

– Conhecer os princípios de planejamento e organização de projetos.

Em Cultura Digital para Educação Criativa, o objetivo é capacitar professores para o uso pedagógico das mídias e ferramentas digitais, para que possam produzir aulas mais criativas, dinâmicas e interativas no ensino remoto e híbrido. Com carga horária de 10 horas, o curso também aborda conteúdos de Educação Midiática, estimulando uma compreensão mais crítica e consciente sobre as mídias digitais. Com encontros síncronos e atividades assíncronas, o curso foi desenvolvido em parceria com a Baluarte Cultura. 

 

Objetivos de Aprendizagem:

– Aplicar práticas digitais de colaboração;

– Conhecer usos criativos de ferramentas digitais e suas oportunidades pedagógicas aplicáveis ao ensino remoto e à aprendizagem híbrida;

– Conhecer boas práticas e princípios de Facilitação em ambiente digital para aumentar o engajamento de alunos;

– Compreender a Educação Midiática como camada aplicável em qualquer disciplina.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação


Confira a política de privacidade

Cancelar meu cadastro na rede do Oi Futuro

×

Não quer mais receber os nossos e-mails?

Seu e-mail foi removido com sucesso.