Acessibilidade
Apoie FUTUROS

NAVE oferece mentoria gratuita sobre redes sociais para educadores da rede pública de todo o país

06/08/2021

NAVE oferece mentoria gratuita sobre redes sociais para educadores da rede pública de todo o país

Como educadores podem usar as redes sociais para elaborar aulas criativas e engajar os estudantes? Para aprender tudo sobre o tema, aproveite esta oportunidade: as inscrições para o novo ciclo de mentorias da plataforma NAVE Midia_Lab Digital, que seriam encerradas nesta sexta-feira (6), foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (9) e podem ser realizadas neste link. O projeto, desenvolvido no Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa do instituto Oi Futuro, tem como objetivo apoiar os professores frente aos desafios do ensino remoto e híbrido, contribuindo para a melhoria nos processos de ensino e aprendizagem.

A iniciativa é voltada para educadores das redes públicas de ensino médio de todo o Brasil. Os educadores inscritos nas mentorias terão encontros on-line, individuais e exclusivos, de até 60 minutos, com mentores da equipe do NAVE_Midia_Lab.

Inspirada na  Trilha de Aprendizagem sobre o uso pedagógico das redes sociais disponível na plataforma, este novo ciclo de mentorias busca contribuir para a ampliação de estratégias de aprendizagem em ambientes digitais. Nos encontros, os mentores vão mostrar de forma prática: como as redes sociais (ex.:Tik Tok, Whatsapp, Instagram, Twitter, YouTube, Spotify) podem ser aliadas na construção de uma aprendizagem significativa quando trabalhadas de forma crítica, reflexiva e ética; e como criar conteúdos pedagógicos que abrem novas possibilidades de interação, colaboração e produção de conhecimento em rede.

A iniciativa surgiu em 2020, quando a pandemia fez com que as aulas migrassem para as plataformas digitais. Nas três edições já realizadas, 85 educadores de regiões diversas do país receberam mentorias sobre novas estratégias pedagógicas para explorar o potencial didático dos recursos digitais, impactando mais de 17 mil estudantes.

Sobre o NAVE Midia_LabDigital

NAVE Mídia_LAB Digital é uma plataforma desenvolvida pelo laboratório criativo de experimentações em cultura digital e educação midiática do programa NAVE que oferece apoio na formação docente por meio de trilhas autoformativas, vídeo-tutoriais e mentorias. São recursos simples, acessíveis e gratuitos para que os educadores possam produzir e mediar aulas criativas e engajadoras em  ambientes virtuais.

Sobre o NAVE

O NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é o programa ensino médio integrado à educação profissional do Oi Futuro, que já formou mais de 3 mil jovens em 15 anos de atuação. Criado pelo instituto em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, o programa é desenvolvido em duas escolas públicas de tempo integral, em Recife, desde 2006, e no Rio, desde 2008. O NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com inovação e tecnologias digitais, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, como produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Como estratégia pedagógica, o programa integra disciplinas regulares e cursos técnicos em Programação e Multimídia, com um currículo que articula teoria e prática por meio de projetos do tipo mão na massa. Dessa forma, é possível unir, por exemplo, biologia e animação 3D para estudar o corpo humano.

As escolas NAVE funcionam como laboratórios de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, que colocam o aluno no centro do processo ensino aprendizagem e aumentam o engajamento dos jovens do ensino médio. Essas práticas são disseminadas por meio de cursos de formação online e semipresenciais oferecidos a educadores da rede pública, em áreas como Robótica e Educação Midiática, e de publicações digitais gratuitas como o E-NAVE – Guia de Práticas Pedagógicas Inovadoras e da websérie NAVE em Movimento.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade