Acessibilidade
Apoie FUTUROS

NAVE ABRE AS PORTAS PARA A COMUNIDADE

22/10/2014

NAVE ABRE AS PORTAS PARA A COMUNIDADE

Rio de Janeiro, outubro de 2014 – O uso das tecnologias de informação e comunicação integrados ao ensino poderá ser conhecido no NAVE de Portas Abertas, nos dias 23 e 24 de outubro, no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), no Colégio José Leite Lopes, na Tijuca. O evento terá debates, exposições, laboratórios e oficinas abertos para a comunidade.  Nos dois dias, pais de alunos e o público em geral podem conhecer como é o uso de games e das novas tecnologias na metodologia de ensino aplicada na escola.

O evento é realizado todos os anos, com o objetivo de aproximar a comunidade e a escola, e tradicionalmente oferece exposições de trabalhos de alunos nos laboratórios e oficinas abertos a todos os interessados. Os próprios alunos funcionam como guias e apresentam suas produções e as instalações da escola. Esta edição contará também com debates e mesas de discussão sobre temas que envolvem parcerias público-privadas em educação e o ensino médio integrado, voltados para o aprimoramento do próprio programa. A primeira mesa do evento contará com a participação de integrantes do Oi Futuro e do Secretário de Educação do Estado, Wilson Risolia.

O Oi Futuro deseja contribuir para a criação de um ensino de qualidade que seja acessível a todos os jovens. “Abrir as portas do NAVE para a comunidade é justamente o que procuramos com essa parceria junto ao poder público, disseminar conhecimento, tanto para dentro, quanto para fora da escola”. Disse o presidente do Instituto, José Augusto da Gama Figueira .

 

Confira a programação aqui

 

Sobre o Núcleo Avançado em Educação (Nave)

 

Criado em 2006 pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) é um programa de ensino médio integrado ao profissionalizante desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Com escolas instaladas em Recife e no Rio, o programa tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com novas tecnologias, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, tais como a produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O NAVE é estruturado sobre três pilares: ensino profissionalizante integrado ao ensino médio regular nas escolas estaduais da parceria, Centro de Pesquisa e Núcleo de Disseminação.

A formação oferecida pelo Nave dura três anos. Atualmente, cerca de 900 estudantes e 100 educadores fazem parte das duas unidades do programa. Ao final do percurso, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional.

A metodologia do Nave também rendeu bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente, em que, pelo segundo ano consecutivo, as escolas do programa, Colégio Estadual José Leite Lopes (RJ) e Escola Técnica Estadual Cícero Dias (PE), conquistaram a liderança nos rankings de suas redes estaduais de ensino.

O programa também atraiu a atenção de uma das empresas mais importantes do mundo da informática. Em 2013, a Microsoft reconheceu as duas unidades do Nave entre as escolas mais inovadoras do mundo.

O NAVE Rio é uma das duas iniciativas educacionais brasileiras selecionadas para figurar no WISE Book 2014. O livro é publicação internacional da Fundação Qatar, especializada em Educação, a ser lançada no mês de Novembro em Doha.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade