Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Estudantes do Rio e de Recife abrem as portas do NAVE para receber visitantes e futuros colegas

24/10/2023

Estudantes do Rio e de Recife abrem as portas do NAVE para receber visitantes e futuros colegas

No NAVE Rio, o NPA será na quinta-feira, dia 26 de outubro

Uma escola com foco na economia criativa, que se utiliza de ferramentas tecnológicas para preparar os alunos para os problemas do dia a dia. Que tem um método de ensino atraente e engajador, centrado no humano, e que forma cidadãos críticos e transformadores. E que aposta na formação continuada dos educadores, disponibilizando cursos e práticas pedagógicas para profissionais de todo o Brasil. Essa escola existe – e estará de portas abertas pra você nesta semana.

Tanto o Colégio Estadual José Leite Lopes, o NAVE Rio (Núcleo Avançado em Educação), como a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, o NAVE Recife, promovem nesta semana o NAVE de Portas Abertas. Você é o nosso convidado para conhecer as instalações do NAVE e também o conhecimento produzido dentro das escolas do nosso programa de educação!

Retire aqui seu ingresso gratuito para o NPA do Rio: será na quinta-feira, dia 26, das 9h às 16h.

Retire aqui seu ingresso gratuito para o NPA de Recife: será na sexta-feira, dia 27, das 9h às 16h30.

No Rio de Janeiro, o NPA será nesta quinta-feira, dia 26 de outubro, de 9h às 16h. Um dos principais objetivos da iniciativa é apresentar projetos, atividades e a metodologia de ensino do NAVE a potenciais futuros estudantes – que irão cursar o Ensino Médio. Além de visitas guiadas pelas instalações da escola, a programação conta com oficinas, exposições de projeto e apresentações musicais.

Entre os destaques da programação está a Arena de Jogos, disponível ao longo de todo o evento; as oficinas de pixel art, mosaico de tampinhas, contação de história Tangram, level design na prática, fotografia LightPainting e colagem digital; o CineNAVE, exibindo produções em audiovisual; a exposição dos projetos feitos por alunos e o compartilhamento da experiência bem-sucedida dos estudantes egressos do NAVE. Confira aqui a programação do NPA do Rio.

Já em Recife, o NPA será na sexta-feira, dia 27 de outubro. Além de apresentar aos visitantes todas as instalações e os projetos desenvolvidos pela instituição, o evento promove mesas-redondas, dinâmicas e oficinas relacionadas ao tema deste ano: “economia criativa” – que engloba os principais setores trabalhados nos projetos do NAVE como tecnologia, design, mídias e cultura.

As oficinas tratam de temas como inteligência artificial, startups, design, jogos; enquanto as mesas-redondas discutem assuntos como a história da comunicação, programação e multimídia, tecnologia e Ikigai. O NAVE de Portas Abertas também convida os visitantes para duas dinâmicas: a primeira, intitulada “Trilha da Cultura Pernambucana”, mostra os principais patrimônios culturais de Pernambuco de forma interativa; e a segunda, “Feira da Pechincha”, ensinará sobre empreendedorismo e educação financeira na prática. Confira aqui a programação do NPA de Recife.

“O NAVE de Portas Abertas conta com o protagonismo de estudantes e professores, que são os responsáveis pela concepção e condução do evento. Queremos aproximar os visitantes da experiência NAVE, ampliando o entendimento sobre nossa proposta pedagógica por meio de uma série de atividades. Nossos alunos saem preparados para carreiras na economia digital, criativa e tecnológica, além de se tornarem mais autônomos, críticos e conscientes do papel de transformação que têm no mundo. Este evento é o como uma etapa de consolidação na formação de jovens e nossa chance de tornar nítida a importância do investimento em educação ao mostrar à sociedade o que eles podem produzir”, afirma Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

Sobre o NAVE:

O NAVE, Núcleo Avançado em Educação, é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco. Com metodologia moderna e reconhecida pela Microsoft como uma das 35 escolas mais inovadoras do mundo, o NAVE forma jovens para novas tecnologias do mundo contemporâneo e prepara-os para exercer profissões como: roteiristas, programadores e designers, atuando com internet, celular, aplicativos e jogos eletrônicos. Ao final de três anos, os jovens saem da escola com diploma de ensino médio integrado ao profissional.

Criado há 18 anos, O NAVE já formou mais de 3600 alunos. O programa apresenta resultados que ressaltam seu impacto sociocultural na vida dos jovens que se formaram pelas escolas do programa: o Colégio Estadual José Leite Lopes, o NAVE Rio, e a Escola Técnica Estadual Cícero Dias, o NAVE Recife. Levantamento realizado internamente comprova o sucesso educacional para um alto número de ex-alunos formados pelo NAVE: 93% ingressaram no ensino superior, 86% estão no mercado de trabalho e 43% dos egressos entre 25-39 anos têm hoje renda individual acima de cinco salários mínimos.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade