Acessibilidade
Apoie FUTUROS

NAVE Recife vira “hospital-escola” no período de combate ao Covid-19

27/04/2020

NAVE Recife vira “hospital-escola” no período de combate ao Covid-19

As aulas presenciais do NAVE Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias) estão suspensas. Com o espaço da escola livre, os laboratórios tecnológicos, criados e mantidos pelo Oi Futuro e pela Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco ganharam uma nova função neste período de combate à pandemia do novo coronavírus: foram cedidos para o atendimento médico remoto de pacientes com suspeita de infecção pelo Covid-19 e para treinamento de profissionais da rede estadual de saúde para a telemedicina. Até agora, 45 médicos já passaram pela formação no espaço e utilizam a escola como base do atendimento de telemedicina, para triagem de casos suspeitos, avaliação de risco e acompanhamento de pacientes infectados.

Nos laboratórios tecnológicos onde normalmente cerca de 500 jovens cursam Programação de Jogos Digitais e Multimídia, agora equipes médicas se revezam em plantões de 12 horas de telemedicina, orientando pacientes por videochamadas, monitorando sintomas e coletando informações para ajudar no controle da pandemia. Nos laboratórios do NAVE, esses profissionais contam com computadores de última geração e infraestrutura física e de telecomunicações.

“Desde o início do mês, os laboratórios do NAVE estão sendo utilizados pelos médicos e, para nós, é maravilhoso saber que nossa escola está colaborando mais uma vez com a sociedade pernambucana, ajudando a identificar com mais rapidez as pessoas com os sintomas que estão infectadas com o Covid-19 e descentralizando o atendimento médico”, conta Aldineide Queiroz, diretora da Escola Técnica Estadual Cícero Dias/NAVE Recife.

O objetivo da ação é reduzir o fluxo de pacientes em hospitais, permitindo que casos suspeitos ou pacientes de gravidade baixa ou moderada sejam orientados e tratados em suas casas por meio do sistema Atende em casa – Covid 19 (www.atendeemcasa.pe.gov.br). O aplicativo também usa a geolocalização para mapear e classificar cada caso, de forma a qualificar e monitorar os casos de Covid-19, apoiando as Secretarias de Saúde na indicação de isolamento domiciliar ou de encaminhamento a uma unidade de saúde.

Antes do retorno das aulas presenciais, a escola será fechada para um processo de higienização e limpeza e serão tomados todos os cuidados necessários para receber os estudantes, educadores, colaboradores e famílias.

Saiba mais sobre o programa NAVE aqui!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade