NAVE Rio forma professores da rede pública em multiplicadores de robótica
18/09/2019
A cultura digital e o uso de tecnologias são pilares do novo Ensino médio, por isso a formação de professores com objetivo de explorar as metodologias que aliam tecnologia ao ensino é fundamental. O NAVE, programa de Ensino Médio Integrado e Profissional desenvolvido pelo Oi Futuro em parceria com as Secretarias de Educação do RJ e Recife, lançou nesta quarta-feira, dia 18 de setembro, a segunda turma de formação em ênfase em Robótica para 50 professores da rede pública do Rio de Janeiro.
As edições anteriores do curso oferecido no NAVE já formaram mais de 90 professores de cerca de 59 escolas de escolas públicas do Rio e de Pernambuco. O curso prevê 46 horas de aula – 16 horas presenciais e 30 horas on-line. Selecionados pelo Estado, os professores se tornarão multiplicadores da metodologia que fortalece o uso pedagógico da robótica por meio de projetos, fortalecendo que conceitos abstratos, distantes da realidade da maioria dos estudantes, sejam aplicados de forma ativa e prática. Os professores saem do curso com diretrizes para integrar conhecimentos básicos de robótica com os conteúdos de suas disciplinas.
Marcelo Julião, que é professor de matemática e física, participou da primeira turma de Robótica Educacional. Ele encontrou na tecnologia uma forma de despertar o interesse dos alunos. Após a formação ele pôde ter contato com ferramentas e orientações pedagógicas para mudar a dinâmica em sala de aula.
“Os alunos de hoje querem aprender na prática, dão menos atenção à teoria. Como sou entusiasmado com a área, fui atrás de formas de deixar a aula mais dinâmica e incentivar a turma”, explica Marcelo, que desenvolveu o protótipo do carro-robô a partir da lógica dos modernos aspiradores de pó que são vendidos atualmente.
Dentre os palestrantes, estão dois egressos do NAVE, Patrick Scoralick e Luca Alves, que colocaram em prática tudo que aprenderam na formação do programa. A novidade dessa edição foi recebermos, além professores, dois alunos do CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade, Nova Iguaçu, que juntos com os professores também serão multiplicadores da metodologia.