Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Nova série de cursos da Órbita ajuda a conectar conhecimentos escolares com a rotina dos estudantes

10/05/2023

Nova série de cursos da Órbita ajuda a conectar conhecimentos escolares com a rotina dos estudantes

Sabe quando a aula é tão boa que o aprendizado extrapola a sala de aula? E se tivesse um curso para ajudar a tornar rotina o ensino entre alunos e professores para além das escolas? É esse o propósito dos novos cursos da Órbita! O Oi Futuro e o British Council lançam nesta quarta-feira (10) a Trajetória Universo STEAM Club, série de cursos on-line e gratuitos voltados para a formação de educadores das redes públicas e privadas em todo o Brasil.

Conheça mais sobre os cursos e se inscreva

O objetivo da Trajetória Universo STEAM é apresentar caminhos que apoiem professores e estudantes a criarem espaços e estratégias para a investigação das disciplinas STEAM e construírem um pensamento que conecte os conhecimentos escolares com o mundo ao nosso redor. STEAM é um acrônimo formado pelas primeiras letras em inglês das seguintes áreas do conhecimento: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering) Artes e Linguagens (Arts and Language) e Matemática (Mathematics), que foi proposta para sinalizar a importância de criar políticas públicas que incentivem e integrem o desenvolvimento de pesquisas e de carreiras nessas áreas. Trata-se de uma série de cursos originais do STEM LEARNING CENTER, o centro de referência de formação de professores em STEM do Reino Unido.

A série será oferecida por meio da Órbita, plataforma de cursos on-line, autoinstrucionais, com certificação digital e 100% gratuita criada pela parceria Oi Futuro e British Council para impulsionar a formação criativa, tecnológica e científica de profissionais e estudantes universitários de educação.

Inscrições abertas para o primeiro curso da trajetória
Educadores de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever no site https://orbita.org.br/ até 6 de junho para o primeiro curso da sequência, Decolando um STEAM Club, que apresenta o conceito, os benefícios e a vivência de professores que experimentaram a liderança de um clube, culminando na construção de um plano para criação de um clube STEAM em suas escolas. Com carga horária de 20 horas, o curso propões atividades criativas para engajar os alunos, com estratégias acessíveis a diversas realidades escolares.

Em seguida, a plataforma Órbita vai disponibilizar os outros três cursos da trajetória: Criando atividades engajadoras para STEAM Club, Avaliando impactos e potencialidades do STEAM Club e Liderando um STEAM Club on-line, que serão lançados ao longo do ano. Os quatro cursos da Trajetória Universo STEAM Club podem ser consumidos em sequência ou de forma independente.

O curso foi originalmente desenvolvido pelo STEM Learning UK, uma organização do Reino Unido que atua com o desenvolvimento das áreas STEM para o protagonismo jovem e a criação de oportunidades para a vida por meio de projetos educacionais. O curso passou por um processo de adaptação e revisão pedagógica pelo British Council Brasil a fim de preservar as intencionalidades das abordagens baseadas em evidências já praticadas no Reino Unido e de promover o intercâmbio cultural na área de inovação em educação. Os objetivos formativos foram contextualizados para a realidade brasileira e as práticas pedagógicas propostas para o curso foram articuladas com iniciativas locais e com políticas públicas recentes como a BNCC e a BNC de formação continuada.

Plataforma Órbita
A plataforma Órbita reflete a convergência das experiências do Oi Futuro e do British Council com formação digital e tecnológica voltada para educadores das redes públicas. Os cursos da Órbita são desenvolvidos para apoiar e inspirar secretarias, escolas e professores no processo de mudança dos currículos e na adoção de novas tecnologias, promovendo seu uso pedagógico, consciente, crítico, ético e criativo.

A Órbita é resultado da experiência vivenciada pelos professores do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de inovação em educação criado e desenvolvido há 17 anos pelo Oi Futuro, em parceria com os governos estaduais de Pernambuco e Rio de Janeiro. As escolas do programa NAVE funcionam como espaço de criação e experimentação de metodologias pedagógicas, disseminadas para redes públicas de todo o país por meio da formação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente.

“Com a plataforma Órbita, o Oi Futuro compartilha sua experiência no desenvolvimento de metodologias educacionais inovadoras, no NAVE, com professores de todo o Brasil, ampliando o impacto do programa e contribuindo para a transformação da educação brasileira”, diz Carla Uller, gerente executiva de Programas e Projetos do instituto Oi Futuro. “Essa nova série de cursos oferecida na nossa plataforma dialoga com os desafios do nosso tempo e tem como objetivo impulsionar o potencial criativo de educadores e estudantes”, completa.

“O fomento a criação de STEM Clubs nas escolas britânicas foi uma política pública com resultados eficientes e inclusivos para aumentar o engajamento de estudantes em Ciências e suas Tecnologias e também Matemática. Para o Brasil é um momento oportuno de adotar a metodologia dos STEM clubs tanto para lidar com os impactos da pandemia no engajamento dos estudantes, quanto o apetite para as matérias STEM, assim como desenvolver as competências ligadas ao Pensamento Computacional. Programar será mais uma língua franca indispensável para o mercado de trabalho no futuro próximo”, afirma Alessandra Moura, gerente sênior de programas de língua inglesa e educação básica do British Council.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade