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Oi Futuro discute inovação em educação e cultura no Rio Innovation Week

26/09/2023

Oi Futuro discute inovação em educação e cultura no Rio Innovation Week

Pelo segundo ano consecutivo, o Oi Futuro marca presença no maior evento de tecnologia, negócios e inovação da América Latina: o Rio Innovation Week. À frente de seis painéis do encontro, o instituto promoverá debates com o público sobre inclusão, diversidade, democratização do acesso à cultura e educação a partir de temas como festivais, educação profissionalizante, produção musical e a pesquisa com tendências globais para o futuro dos museus e centros culturais, que acaba de ser lançada pelo Oi Futuro e o Grupo Consumoteca.

O Rio Innovation Week acontece de 3 a 6 de outubro no Píer Mauá (RJ) e, além de mesas de conferências, conta com uma grande área de expositores de diferentes setores e uma agenda de mostras interativas e shows que atrai mais de 100 mil pessoas nos quatro dias de evento. Confira a programação do Oi Futuro no evento:

 

Dia 03 de outubro

O FUTURO DOS FESTIVAIS

(das 18h às 19h  – Music Forward)

A explosão de festivais é sustentável ou estamos à beira de um colapso? Na mesa de discussão, a coordenadora de Patrocínios Culturais Incentivados do Oi Futuro, Luciana Adão, explora perspectivas futuras para o setor ao lado de Felipe Continentino (Queremos), Chico Dub (Novas Frequências) e Sara Loiola (Abrafim), com mediação de Juliana Castro (Mapa dos Festivais).

 

Dia 04 de outubro

NOVOS ESPAÇOS DE ARTE E TECNOLOGIA

(das 14h às 15h  –  Music Forward)

Victor d’Almeida, gerente de cultura do Oi Futuro, e Fábio Szwarcwald, fundador da A. Ponte Cultech e membro do Comitê Estragégico do Oi Futuro, falam sobre espaços de cultura que cumprem um papel de reflexao sobre as tecnologias e seu imapcto na vida das pessoas, da arte, do meio ambiente, da comunicacao e da educação no país.

Dia 05 de outubro

AI E ARTE: IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA ARTE E NA CULTURA

(13h às 14h – IA e MetaMundo)

A presidente do Oi Futuro, Sara Crosman, discute com Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, e Diogo de Toledo, analista de Arte, Ciência e Tecnologiado  do Sesc-RJ os impactos da tecnologia na arte, criatividade e cultura com foco na popularização da Inteligência Artificial em aplicativos, programas e chatbots.

Dia 06 de outubro

O PODER DO PÚBLICO: TENDÊNCIAS GLOBAIS PARA O FUTURO DOS MUSEUS

(das 13h às 14h  – EdTech )

Numa era de muitas distrações e overload de informações na palma da mão, o que torna os museus ainda atrativos para públicos de diferentes gerações, camadas sociais e preferências? Sobretudo no mundo pós-pandemia, gestores e líderes de museus e centros culturais precisam estar atentos a novas expectativas dos seus visitantes, que incluem o forte desejo de protagonismo e de imersão em experiências culturais que vão além da observação e contemplação. A museóloga Bruna Cruz, coordenadora do Musehum, e Marina Roale, gerente de pesquisas do Grupo Consumoteca, apresentam o estudo inédito que mapeou tendências em cinco países, incluindo o Brasil, apontando o futuro desses espaços culturais na sociedade.

 

GERAÇÃO NAVE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA COMO CAMINHO DE EMPREGABILIDADE E FUTURO PARA A JUVENTUDE

(das 16h àS 17h – EdTech)

Como um currículo técnico de qualidade é capaz de gerar resultados? O NAVE é um exemplo bem sucedido do modelo de ensino médio integral e profissionalizante. Suas duas escolas públicas já formaram mais de 3.600 jovens para a economia digital e criativa. A presidente do Oi Futuro, Sara Crosman, conduz o debate sobre as possibilidades no presente para o desenvolvimento de carreiras do futuro. Participam Ariane Fonseca, diretora de Jornada & Experiência do Colaborador da Oi,  Roan Saraiva, analista de Educação do Oi Futuro, e Arthur Figueira, que se formou no NAVE e foi contratado pela Oi como Residente Digital através do Geração NAVE  e hoje atua como analista de negócios junior na companhia.

 

LABSONICA: LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÕES DO FUTURO

(das 18h às 19h – Music Forward)

Como um laboratório pode estimular novas experiências de formação? O que movimentos de música urbana, selos independentes e processos criativos podem nos apontar como tendências e inovação? Há cinco anos, o Labsonica abre espaço para experimentação, residências artísticas, jornadas de conhecimento e ciclos de capacitação para agentes da cadeia produtiva da música. Sandro Rosa, analista de Patrocínios Culturais do Oi Futuro, conversa com Constança Scofield, diretora do estúdio Toca do Bandido e do selo Toca Discos, sobre profissionalização, carreiras do futuro e a transformação da indústria da música. Patricia Rodrigues (do Projeto MARES) e Victor Cantuaria (da Casa Funk) já estiveram com seus projetos no Labsonica e participam da mesa.

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