Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Oi Futuro lança especial com práticas pedagógicas inéditas do NAVE

29/04/2020

Oi Futuro lança especial com práticas pedagógicas inéditas do NAVE

Desenvolvida em parceria com o Centro de Referência em Educação Integral, lançamos a segunda edição do Especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio. Como evento digital de lançamento, realizamos o webinar da série Papo de Futuro sobre o tema “Educação integral – Práticas inovadoras para o Ensino Médio”, no dia 29 de abril, às 19h, no canal do Oi Futuro no YouTube (https://www.youtube.com/user/InstitutoOiFuturo).

O especial reúne 20 metodologias inéditas criadas e testadas nas escolas do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação) e categoriza as práticas em diferentes metodologias como experimentação, gamificação, storytelling, personalização, gestão democrática e outros. São metodologias contemporâneas de ensino-aprendizagem e de gestão escolar reunidas com o objetivo de inspirar e apoiar educadores e escolas de todo o país a também inovar e transformar a educação brasileira.

Com um formato mão na massa, as práticas podem ser adaptadas conforme a realidade de cada escola ou situação de aprendizagem, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico, e são orientadas para atender às dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e do Novo Ensino Médio. Como principal critério para a seleção das práticas, o Centro de Referências buscou a afinidade do NAVE com a concepção de educação integral, que compreende o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. São experiências que articulam os conteúdos curriculares com os saberes dos alunos, território e comunidade, contribuindo para a formação de juventudes críticas, autônomas e socialmente responsáveis.

As práticas são identificadas de acordo com o nível de complexidade para sua implementação, divididas em três categorias: Práticas Avião de Papel (execução de baixa complexidade que não necessita de muitos materiais para a realização), Práticas de Balão (execução de média complexidade que necessita de materiais mais específicos para a realização) e Práticas de Foguete (execução de alta complexidade que necessita de materiais mais específicos para a realização). O público pode navegar pelo conteúdo conforme sua própria necessidade, inserindo sua disponibilidade de recursos e o conteúdo que gostaria de trabalhar para obter sugestões de metodologias.

 “O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde incentivamos o potencial criativo e inovador de educadores e alunos para desenvolver soluções inspiradoras e acessíveis para toda a rede pública”, diz Carla Uller, gerente executiva de Educação, Comunicação e Inovação Social do Oi Futuro. “No Especial apresentamos práticas idealizadas por professores a partir de demandas reais e da colaboração dos alunos, que trouxeram a visão e as referências culturais dos jovens.”

“É um prazer dialogar sobre o especial ‘Práticas Inovadoras para o Ensino Médio, uma iniciativa do Centro de Referências em Educação Integral em parceria com o Oi Futuro. Reconhecer o conhecimento produzido por nossos professores e professoras é chave para a efetivação de uma educação integral, inclusiva e transformadora. Penso que este material pode apoiar outras escolas e educadoras na sua missão de fazer do ensino medio uma etapa significativa e relevante para nossos jovens”, diz Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.

O Especial Práticas Inovadoras para o Ensino Médio está disponível neste link:

Saiba mais sobre o NAVE aqui.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade