Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Robótica, jogos e histórias no mês das crianças

04/10/2018

Robótica, jogos e histórias no mês das crianças

Para comemorar o mês das crianças, preparamos uma programação especial gratuita no Centro Cultural Oi Futuro, incluindo oficina de robótica com jovens do NAVE, teatro infantil, jogos, contação de histórias e visitas teatralizadas ao Museu das Telecomunicações. Além disso, o Festival Multiplicidade, em cartaz no centro cultural, traz a instalação penetrável “TAPE”, do coletivo internacional Numen, com túneis construídos com mais de 30km de fita adesiva, sucesso entre o público infantil. O Multiplicidade também vai oferecer em diversas datas oficinas de upcycling, arte no mural e construção de instrumentos sonoros.

Todas as oficinas, visitas e atividades do Programa Educativo são gratuitas, com distribuição de senhas 30 minutos  antes.

Confira a programação:

Sábado, 6 de outubro

Oficina educativa – SuperTrunfo Computadores, às 16h

Baseada no jogo clássico do anos 80, com a temática de carros, aviões e super-heróis, esta versão customizada traz dados e curiosidades sobre a história dos computadores e da linguagem de programação.

Quinta, 11 de outubro

Oficina de robótica: PaperToy com Arduíno, às 14h

Alunos e educadores do NAVE ensinarão uma forma criativa de fazer seus próprios brinquedos brilharem com muito LED! Nesta oficina de robótica, as crianças criarão seus bonequinhos de PaperToy (papel recortado e colado) e adicionarão luzes às suas invenções. Recomendamos que os pais participem, será uma ótima oportunidade de brincarem juntos.

Sexta, 12 de outubro

Cortejo Conexão do Bem, às 11h

Contação de histórias infantis no terraço, às 14h

Oficina Tape UpCycling, às 15h

A proposta do upcycling é convidar os participantes a criar objetos a partir de peças de tecnologias obsoletas, para dar uma nova forma de uso a objetos que levam anos para se decompor na natureza. Além disso, vamos conversar sobre o material empregado para construir a instalação TAPE e a importância do reaproveitamento de materiais e sustentabilidade.

Oficina educativa – Lambe-Lambe Digital, às 16h

A atividade propõe colocar os participantes em contato com os processos iniciais da fotografia a partir da construção de um protótipo de lambe-lambe.

Sábado, 13 de outubro

Visita teatralizada no museu, às 10h

O personagem X apresenta o acervo do museu de forma lúdica e interativa.

20 vagas. Agendamento prévio pelo e-mail: programaeducativo@gmail.com

Oficina educativa – Código Morse, às 16h

Os participantes vão entrar em um jogo e aprender a construir mensagens usando os códigos do alfabeto Morse, sistema desenvolvido por Samuel Morse, criador do telégrafo, e que utiliza uma combinação de pontos, traços e pausas para transmitir informações por meio de impulsos telegráficos ou visuais.

Sábado, 20 de outubro

Visita teatralizada no museu, às 10h

O personagem X apresenta o acervo do museu de forma lúdica e interativa.

20 vagas. Agendamento prévio pelo e-mail: programaeducativo@gmail.com

 Oficina MURAL MULTIPLICIDADE, às 15h

A atividade propõe a colagem de padronagens no tapume de entrada do centro cultural, propondo a criação de uma obra colaborativa e coletiva inspirados na arte urbana.

Oficina Gabinete de Curiosidades, às 16h

Atividade do conhecimento e experimentação de objetos relativos ao acervo do Museu das Telecomunicações trabalhando a temática da criação dos museus e a formação de suas coleções.

 

Sábado, 27 de outubro

Conexão Bebê, às 10h

Unindo teatro, música e jogos, o Grupo Conexão do Bem recebe bebês e seus acompanhantes no Museu das Telecomunicações para uma experiência lúdica e interativa. Atividade é voltada para bebês de 6 meses a 2 anos e suas famílias.

20 vagas. Agendamento prévio pelo e-mail: programaeducativo@gmail.com

 

Oficina de construção de instrumentos de percussão e ativação sonora na obra TAPE, às 15h

Oficina de criação lúdica de instrumentos de percussão e experimentação na obra TAPE como um ativador sonoro e suporte para criar sons

 

Oficina educativa – Adivinhe Quem é?, às 16h

O Programa Educativo convida o público para desvendar importantes personalidades e histórias do Museu das Telecomunicações por meio de um circuito de pistas, como numa caça ao tesouro histórica.

 

EXPOSIÇÃO

Multiplicidade 2018 – Espaços Utópicos

Até 18 de novembro de 2018

De 11h às 20h, de terça a domingo

Entrada franca – Classificação etária: Livre

 

TEATRO:

O Choro de Pixinguinha

Até 4 de novembro

Sábados e Domingos, às 16h

Duração: 60 minutos

Classificação Etária: Livre

Lotação: 63 lugares

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) / 10,00 (meia)

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade