Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Retrospectiva 2015

21/12/2015

Retrospectiva 2015

2015 foi um ano importante para o Oi Futuro, marcado pelo aniversário de 10 anos do Centro Cultural no Flamengo, por publicações de educação e reconhecimentos. Acompanhe nossa retrospectiva e relembre o que aconteceu ao longo deste ano:

 

– CULTURA – 

Em maio, o Oi Futuro Flamengo comemorou seu décimo ano como o principal centro de arte, tecnologia e ciência do País. Na programação especial, eventos importantes aconteceram, entre eles, o File Games 2015, a Ocupação Sempre Seu, e a exposição Códigos Primordiais:

 

Destaque no cenário do teatro nacional, a peça Krum, patrocinada pela Oi e que teve estreia no Oi Futuro Flamengo, foi a grande campeã de indicações a prêmios da categoria neste ano. Em 2015, a Coleção Arte e Tecnologia do Oi Futuro conquistou os prêmios regional e nacional Aberje, na categoria Publicação Especial, chegando ao volume de número 100. Além disso, recebemos o Prêmio da Associação Comercial do Rio de Janeiro em reconhecimento aos investimentos da Oi no cenário cultural.

Cada vez mais conectado, o Oi Futuro ofereceu novos meios de expandir sua agenda cultural. A Futuroteca, uma plataforma digital de inspiração, leva conteúdo de projetos apoiados pelo Oi Futuro até a internet. E com o aplicativo, programar-se para um evento ficou ainda mais simples.

 

 

 

 

– EDUCAÇÃO –

Ao longo de 2015, nossos dois programas de educação ganharam importantes publicações: a Revista NAVE, que reúne soluções em educação descritas por educadores do NAVE Recife e NAVE Rio, e a publicação comemorativa da Oi Kabum! Arquivo Oi Kabum! 12 anos – Juventudes, Experiências e Aprendizados em Arte e Tecnologia“.

Para os jovens, o ano foi de muitas conquistas. Uma delas foi o game  “The Last Drop” desenvolvido por cinco alunas do NAVE Recife. O jogo foi selecionado para a final do Technovation Challenge 2015, concurso que aconteceu em São Francisco, nos Estados Unidos.

Além disso, aprendizados em eventos como o Decola, NAVE de Portas Abertas e a mostra comemorativa Co-Mover, produzida com trabalhos de jovens de todas as escolas da Oi Kabum!, foram destaque e revelaram o talento de jovens artistas:

Para fechar o ano com chave de ouro, o Oi Futuro foi premiado na categoria Educação e Capacitação do Prêmio Rio+ Empreendedor, que reconheceu a contribuição do Instituto e do NAVE para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Rio de Janeiro.

 

 

– SUSTENTABILIDADE – 

O Oi Novos Brasis, o principal programa da área de Sustentabilidade, apoiou 34 projetos socioambientais em 2015.

Projetos como o “As Marruás Pantaneiras e os seus doces caseiros”, localizado na cidade de Anastácio (MS), que estimula ações empreendedoras com mulheres que passaram por violência doméstica, e o projeto “Agentes Quilombolas Socioambientais, no Vale do Jequitinhonha (MG), que desenvolveu um roteiro turístico em comunidades quilombolas, foram divulgados com destaque na imprensa.

Em parceria com outras organizações e o poder público de Teresina, o projeto “Um Olhar para a Cidadania” promoveu o selo “Empresa Acessível. O projeto Rede Bodega (CE), recebeu o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária e outros quatro projetos apoiados foram certificados como Tecnologia Social.

Além do Oi Novos Brasis, a área de Sustentabilidade apoiou projetos esportivos incentivados por meio da Lei Federal do Esporte e contribuiu para o fortalecimento da política pública de garantia de direitos infantojuvenis, por meio do FIA (Fundo da Infância e da Adolescência).

Por tantos bons momentos, agradecemos nossos parceiros de todo o Brasil. Esperamos que 2016 seja ainda mais repleto de realizações!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade