Roda de conversa fecha a programação da Primavera dos Museus no Lab Oi Futuro
27/09/2023
Nesta sexta-feira, dia 29, o Oi Futuro vai ser palco da roda de conversa Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. O encontro faz parte da programação da 17ª Primavera de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e acontece das 15h às 17h, no Lab Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro 107, 5o andar). As vagas são gratuitas e limitadas pela lotação do espaço. Pra se inscrever é só clicar neste link.
A jornalista Ana Lúcia Pardo, a professora de História Marize Guarani e a coordenadora de atividades educativas do Instituto Cultural Carlos Scliar, Maria Cristina Ventura, conduzem o bate-papo sobre os processos artísticos das comunidades tradicionais e o papel dos museus na inclusão social e diversidade. A organização da evento é do Polos Hub, projeto de intercâmbio e qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro promovido pelo Oi Futuro a partir do Musehum, em parceria com o Coeficiente Artístico.
A Primavera de Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram para mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema. O evento tem como principais objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante das instituições e intensificar a relação dos museus com a sociedade.
Conheça as participantes
Ana Lúcia Pardo: professora, assessora da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ). Doutora e Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), atriz, jornalista e gestora cultural. Foi ouvidora e coordenadora da Divisão de Políticas Culturais da Representação do Ministério da Cultura RJ/ES, assessora da Funarte, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), dentre outras funções.
Marize Guarani: professora de História das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Duque de Caxias. Pós-Graduada em História Social do Brasil (FEUDUC), Educação para as Relações Étnico-Raciais (UFRRJ) e atualmente fazendo o Doutorado na UFF, também em Educação para as Relações Étnico-Raciais
Maria Cristina Ventura: Mestre em Projeto e Patrimônio pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU – UFRJ (1991). Este ano coordenou as ações de restauro e conservação preventiva do Monumento Cristo Redentor. Atualmente coordena as atividades educativas do Instituto Cultural Carlos Scliar com o projeto de educação patrimonial. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase na área do patrimônio histórico: restauro, projetos e educação patrimonial
Sobre o Polos Hub
O Polos Hub é um projeto de intercâmbio e de qualificação de profissionais de museus e instituições culturais do estado do Rio de Janeiro. Baseado no Museu das Comunicações e Humanidades – MUSEHUM, localizado no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, o projeto foi encerrado essa semana e reuniu especialistas para compartilhar saberes e atividades com outros cinco museus, selecionados em dezembro de 2022: o Museu Histórico da Cidade, o Museu Histórico de Campos, o Museu Casa Santos Dumont, a Casa Museu Scliar e a Casa Cultural de Paraty.
O programa proporcionou aos cinco museus polos um período de assessoramento técnico, compartilhamento de ideias, construções colaborativas e práticas culturais em seus respectivos pólos. Durante o ciclo, também foram ofertados cursos à distância em plataforma de ensino remoto, distribuídos em módulos e fóruns de discussão; workshops online, em formato de videoaulas com conteúdo acessível em Libras e audiodescrição e legendas. De autoria da Coeficiente Artístico em correalização com o Oi Futuro e Musehum, o projeto tem o patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei de incentivo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Serviço:
Diálogo no Futuros: “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, quilombolas e indígenas”
Data: 29/09
Horário: 15h às 17h.
Local: Lab Oi Futuro – Rua Dois de Dezembro,107, 5º andar.