SXSW EDU 2022: tecnologia, inovação e responsabilidade social na educação
31/03/2022
Após dois anos de encontros por meio de telas e reuniões digitais, o South by Southwest Education (SXSW EDU) retornou ao modelo presencial neste ano. O evento aconteceu entre os dias 7 e 10 de março, em Austin, no estado do Texas, nos Estados Unidos, e reuniu alunos, professores e outros profissionais de educação para discutir o que o futuro reserva para esta área.
Os paineis e debates do SXSW 2022 discutiram uma gama de assuntos que influenciam direta e indiretamente a vida de alunos e alunas nas salas de aula mundo afora. Inovação, diversidade e inclusão, mudanças climáticas, tecnologia, acessibilidade e a pandemia de Covid-19 foram alguns dos temas debatidos ao longo dos encontros.
A tecnologia como ferramenta auxiliar na educação
Nos painéis focados em tecnologia, os destaques ficaram por conta da inteligência artificial, da realidade virtual e da realidade aumentada. Diversos palestrantes, representando diferentes empresas e instituições, compartilharam suas novas plataformas de tecnologia com o objetivo de tornar a educação mais atrativa e acessível. Em linhas gerais, os painéis reforçaram a necessidade da empatia no design e no processo criativo de novas plataformas.
A empresa norte-americana Our Worlds ganhou um reconhecimento pela iniciativa em utilizar espaços públicos e privados como ambientes interativos para o aprendizado nas salas de aula. Outra tendência do uso da tecnologia na otimização das demandas dos docentes é o reconhecimento de voz como uma solução para os alunos em suas dúvidas diárias, bem como para amenizar a sobrecarga do professor. Embora ainda não tenha tido a eficácia aprovada para o público infantil, por conta de sua formulação gramatical não usual, o projeto abriu um leque de possibilidades para reformulações futuras.
Inovação: como incorporar tendências digitais no ambiente escolar?
Muitos painéis se dedicaram a refletir sobre a relação entre o blockchain, os bens não fungíveis (NFT’s) e a educação, especialmente sobre como a comunidade escolar pode se utilizar desta nova possibilidade para monetização, gestão e captação de recursos. As consequências da Covid-19 e da digitalização do ensino também foram assuntos de debate entre os palestrantes: a evasão escolar e a necessidade da equidade digital nunca estiveram tão presentes. Além disso, a educação no metaverso foi debatida como uma possibilidade para o futuro – atualmente, este modelo segue ainda em fase exploratória.
Responsabilidade social: a necessidade de garantir o bem estar de alunos e professores
Nesta edição, o SXSW EDU reforçou a importância da educação para o acolhimento da diversidade e da inclusão nas escolas. Debateu-se sobre como o ensino sobre identidade, raça e cultura pode fazer parte do cotidiano escolar. A saúde mental de professores, crianças e adolescentes – sobretudo no contexto da pandemia – também foi tema de preocupação dos palestrantes. Foram apresentadas e discutidas diversas possibilidades de uso de tecnologias para auxiliar no bem-estar de todos, contribuindo para a aprendizagem e para evitar transtornos como o burnout, a ansiedade e a depressão.
“We create a safe space for teens to talk about their mental health. By youth, for youth.”
– @cortex_wellness at the 2022 #SXSWEDU Student Startup Competition pic.twitter.com/jgsZYI05mc
— SXSW EDU (@SXSWEDU) March 9, 2022
Tradução: “Criamos um espaço seguro para os adolescentes falarem sobre sua saúde mental. Pela juventude, para a juventude.” @cortex_wellness, na Competição de Startup de Estudantes de 2022 #SXSWEDU
O SXSW EDU deste ano também trouxe exemplos de iniciativas que somam os três principais tópicos do evento: tecnologia, inovação e responsabilidade social, como é a sugestão de Wes Kao, co-fundador da empresa Maven HQ. Pensando em uma educação eficiente e acolhedora para todos, o gestor defende a interação virtual no processo educacional e deixa algumas dicas para a aplicação de maneira eficaz:
– Comunidade é Bi-direcional (P2P) — todos aprendem com todos e não é apenas o professor que fala.
– A atenção de um estudante oscila entre 4 a 6 minutos, então a cada 5 minutos crie uma atividade interativa na sua aula.
– O professor precisa encontrar o equilíbrio entre conteúdo sério e diversão para prender a atenção da turma sem que eles durmam ou apenas se divirtam sem aprender nada.