Acessibilidade
Apoie FUTUROS

SXSW Edu: Ex-aluno do NAVE compartilha história de transformação social a partir dos games

05/04/2021

SXSW Edu: Ex-aluno do NAVE compartilha história de transformação social a partir dos games

Pelo segundo ano consecutivo, o NAVE (Núcleo Avançado em Educação) foi selecionado para participar do SXSW Edu, maior evento de inovação do mundo. Sediado em Austin, nos Estados Unidos, o encontro ocorreu pela primeira vez totalmente on-line este ano, de 9 a 11 de março. Para liderar a mesa “Jogos e tecnologia para empoderar jovens criativos e transformadores” estiveram presentes Sara Crosman, diretora executiva do Oi Futuro, Carla Uller, gerente executiva de educação, inovação social e comunicação do instituto, Igor Moreno, professor da disciplina Cultura de Jogos do currículo técnico do NAVE Rio em parceria com a CESAR School, e Vinnícius Rodrigo, ex-aluno e atual egresso do NAVE Recife. 

Transformação social

Aos 17 anos, Vinnícius já era CEO da startup Cordel, especializada em soluções de ensino gamificadas. Filho de uma auxiliar de cozinha e de um frentista, o projeto do estudante nasceu como um trabalho escolar, dentro do programa de educação do Oi Futuro, e hoje é uma empresa incubada no Porto Digital, um dos maiores centros de inovação do Brasil. Ele contou que, antes do ensino médio, não conseguia enxergar o verdadeiro potencial dos computadores e celulares.

“No meu segundo ano no NAVE, desenvolvi um jogo sobre o Império Inca na América do Sul e também planejei uma caça ao tesouro com meus colegas para motivar o uso da biblioteca com mais frequência. As pistas estavam escondidas nos livros que eles deveriam ler para desbloquear o próximo estágio. O tesouro era chocolate ou ingressos para o cinema”, relembrou Vinnícius. 

Com intuito de garantir a formação integral dos estudantes, o NAVE estimula o desenvolvimento de projetos de tecnologia com impacto social. A disciplina Projeto Integrador, disponível do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, oferece aos alunos a oportunidade de refletir como utilizar os conhecimentos aprendidos para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Foi nessa disciplina que surgiram as primeiras experiências que contribuíram para a criação da startup de Vinnícius. 

Já no segundo ano do ensino médio, o então estudante foi co-criador do “O Pequeno Cabra da Peste”, jogo digital baseado em uma adaptação nordestina do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. O intuito era preservar a cultura local e chamar atenção para o consumo consciente de água, mas o projeto fez com que Vinnícius fosse selecionado para participar de um programa de dez semanas de aceleração no Porto Digital. “Agora temos sete colaboradores e parceiros, todos alunos do NAVE também”, comentou.

Para Vinnícius, os anos como estudante do NAVE foram fundamentais para que ele enxergasse a si mesmo como um empreendedor. “A certa altura, comecei a me ver como um agente de transformação social. Comecei a oferecer workshops para outras escolas públicas e universidades para ajudá-los com ferramentas básicas de tecnologia e gamificação”. A partir dessa experiência, ele destacou a oportunidade de impacto na sociedade. “Nossa realidade está quebrada. Como designer de jogos, posso começar a consertar isso quando construo novos jogos com novas regras e com mais empatia”, finalizou.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade