Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Tendências SXSW 2023: o futuro já começou

20/03/2023

Tendências SXSW 2023: o futuro já começou

Muitos dizem que para o carioca o ano só começa depois do Carnaval. Pois o mesmo parece valer para o mundo da inovação e da tecnologia, que só começa a girar depois do South by Southwest – SXSW. O evento anual reúne milhares de pessoas em Austin, nos EUA, em busca de inspiração e um vislumbre do futuro. A edição deste ano foi, de certa forma, capturada pelo presente que nem mesmo o SXSW previu: a Inteligência Artificial Generativa. Com o advento do #ChatGPT3, em novembro passado, a IA foi tema principal ou transversal de praticamente todas as mesas, palestras, ativações, stands, experiências imersivas e conversas de corredor no SXSW 2023. Como instituto que tem Futuro no nome, estivemos atentos ao que futuristas e pesquisadores apresentaram por lá e separamos algumas tendências para pensarmos juntos e nos prepararmos para essa nova era.

Inteligência Artificial Generativa (IAG)
A inteligência artificial já é usada na maioria dos setores para resolver problemas de negócio, detectar fraudes, melhorar o rendimento das colheitas ou recomendar produtos. A diferença é que a Inteligência Artificial Generativa agora está acessível aos indivíduos comuns para o uso cotidiano e ela evolui a cada interação. A IAG usa algoritmos para gerar conteúdos novos e originais, como imagens, vídeos e música, a partir de dados já existentes na internet sem a necessidade de intervenção humana. E ela chegou para ficar. ChatGPT, responsável pela popularização da IAG, foi só o início. O Google já anunciou atualizações para incluir IAG em todos os seus serviços (Gmail, Docs, Meet…) até o final de março. Segundo Amy Webb, “a internet, como conhecemos, acabou”. Entramos na era da computação assistiva, onde, segundo o futurista Kevin Kelly, todos nós teremos a IA como um assistente. 

ChatGPT, Bing e similares
A empresa OpenAI já anunciou o lançamento do #ChatGPT4 que, ao contrário do seu predecessor, será pago e “é 82% mais eficiente ao responder a solicitações de conteúdo não permitido e 40% mais eficiente ao produzir informações factuais”. A Microsoft não ficou para trás e já tem o #Bing, que usa a mesma linguagem. Mas, apesar das ferramentas terem alcançado 100 milhões de usuários em poucas semanas, muita gente ainda não sabe o para que servem. GTP é a linguagem do chatbot que usa Inteligência Artificial para responder de forma simples e em tom de conversa a comandos de texto. A ferramenta cria poemas, músicas, resolve equações matemáticas, faz resumos de textos, compila dados… quanto mais o usuário souber perguntar, melhor a resposta e os resultados gerados pelo GPT. 

Midjourney, DALL-E, Stable Diffusion.
Se você trabalha com design, ilustração ou qualquer tipo de conteúdo e arte visual, estes nomes não devem ser estranhos a você. São programas que, em resumo, transformam palavras em imagens. Eles usam inteligência artificial para criar imagens e vídeos realistas e renderizados a partir de descrições ou perguntas textuais. E a pergunta pode ser feita em qualquer idioma. A Microsoft já incorporou o sistema de geração de imagens DALL-E 2 em seus aplicativos (como Microsoft Designer e Image Creator).

Metaverso
O queridinho da edição 2022 do SXSW perdeu espaço para a IA, mas engana-se quem pensa que ele é uma promessa que não se concretizou. Os futuristas garantem que o avanço da IA torna o metaverso possível, apesar da necessidade de avanços significativos nas tecnologias de conectividade (já se fala em 6G), redes de fibra e vídeos de alta resolução. O evento teve uma line-up específica para o tema com experiências e mesas de discussão sobre Realidade Estendida, que abrange o uso de realidade virtual, aumentada, holográfica e híbrida.

Upskilling
A IA não vai substituir as pessoas nem tirar seus empregos, garantiram os futuristas e pesquisadores presentes no SXSW. Mais do que nunca, o foco é no ser humano e em como a tecnologia pode melhorar a vida de todos, inclusive ajudando a encontrar saídas para problemas globais, como os gerados pela mudança climática, por exemplo. Para isso, é fundamental que governos, empresas, escolas, toda a sociedade invista na educação e capacitação (#upskilling) de todas as gerações, não só os jovens, para lidar e utilizar as ferramentas de IA. Proibir ou banir o uso do ChatGPT e outras ferramentas de IA só contribuirá para a exclusão das pessoas no processo de desenvolvimento e amadurecimento da tecnologia que vai reger a nova ordem mundial. O caminho é democratizar o acesso e o conhecimento, para que os cidadãos utilizem a IA para o benefício coletivo.

Psicodélicos
Não é exagero dizer que, depois da IAG, esse foi o tema mais quente do SXSW 2023, com uma trilha específica que incluiu 22 paineis e trouxe pessoas de diferentes indústrias para discutir os psicodélicos. A retomada de pesquisas ao redor do mundo sobre o uso médico e terapêutico de cannabis, psilocybe (espécie de cogumelo) e outros tipos de psicodélicos vai movimentar investimentos da ordem de 7 bilhões de dólares nos próximos 5 anos.  Os estudos focam, sobretudo, nos mecanismos biológicos que alteraram o estado psíquico de modo seguro e terapêutico. “É  indiscutível que a saúde mental é hoje um problema agudo, que necessita de uma abordagem diferente e novas linhas de pesquisa, as quais podem e devem contemplar os psicodélicos”, defendeu Anna Martirosyan, líder de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Journey Colab, durante o painel “Psicodélicos e a Próxima Economia”. A indústria já olha as oportunidades de negócios, mas é necessário que haja uma mudança cultural na sociedade.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade